quinta-feira, 19 de junho de 2014

100 Argumentos














Eis uma ótima novidade: a Cultrix lançou Os 100 Argumentos mais Importantes da Filosofia Ocidental, tradução de Just the Arguments: 100 of the Most Important Arguments in Western Philosophy, de Michael Bruce e Steven Barbone. São 100 artigos curtos, escritos por diversos filósofos contemporâneos, cada um apresentando um influente argumento filosófico. Acresce-se aos artigos dois apêndices: um sobre o jargão da lógica básica e outro sobre algumas regras inferenciais básicas. O volume está divido em seis partes: 1) Filosofia da Religião, 2) Metafísica, 3) Epistemologia, 4) Ética, 5) Filosofia da Mente, e 6) Ciência e Linguagem. Cada texto segue basicamente a seguinte estrutura: começa pela indicação das fontes primárias onde o argumento aparece, apresenta o problema filosófico em questão e a estrutura geral do argumento e, por fim, apresenta o argumento formalizado premissa a premissa. A tradução, de Ana Lúcia da Rocha Franco, parece-me adequada. 

Certamente é uma tarefa difícil selecionar os 100 argumentos mais importantes. A escolha dos editores, contudo, foi bastante razoável. Só para citar algumas: o argumento ontológico a favor da existência de Deus, o problema do mal, o argumento de Lewis a favor dos mundos possíveis, o argumento da consequência contra o compatibilismo, a hipótese do cérebro numa cuba, os contraexemplos de Gettier, o problema da indução, o argumento de Quine contra a distinção analítico-sintético, o argumento da questão em aberto, o argumento do violinista, de Judith Thomson; o argumento dos zumbis, de David Chalmers; o argumento do milagre a favor do realismo científico, o argumento da linguagem privada, dentre muitos outros. A maior falta, talvez, tenha sido a não inclusão de dois argumentos importantíssimos à história da filosofia recente: a resolução dos puzzles no "On Denoting" de Bretrand Russell e o argumento a favor do necessário a posteriori, de Kripke. 

O volume é útil a muitas pessoas: a quem está começando a estudar filosofia; aos professores; e mesmo para os estudantes mais avançados. Vale a pena conferir. O índice e a introdução podem ser lidos aqui