sábado, 19 de julho de 2014

Está a decorrer em Portugal um processo de avaliação das unidades de investigação integradas no sistema científico e tecnológico nacional. Como resultado desta avaliação, metade das unidades e laboratórios estão condenados a encerrar a curto prazo, incluindo Centros de investigação em Física nuclear (com o maior número de artigos por autor, e de citações por artigo), de física da Universidade do Minho, onde trabalha Nuno Peres (o cientista português mais citado, e considerado como um dos "cientistas mais influentes no mundo" em 2014, centros de estudos Clássicos, e o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (com o maior número de publicações em revistas internacionais de topo em Portugal).

Deixo-vos links a várias notícias recentes sobre o problema, e uma carta aberta que pode ser assinada por todos os apoiantes de uma diferente política de desenvolvimento e financiamento científico.

A carta aberta pode ser assinada aqui.

Várias notícias e desenvolvimentos podem ser consultados aqui ou aqui.

As notícias já chegaram ao mundo anglófono, com direito a divulgação na Nature, no Science 2.0 e no Physicsworld.com.

Teve também direito a destaque em blogues de filosofia, como o New APPS, o Feminist Philosophers, ou o blog de Brian Leiter.

Eu publiquei também um artigo no The Conversation.