segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Resultado do Segundo Desafio Sherlock Holmes - Coquetel & Blog IF


Informamos aos leitores do IF que o vencedor do Segundo Desafio Sherlock Holmes - Coquetel & Blog IF publicado aqui, é o leitor Fernando Henrique Faustini Zarth. Segue a solução e a explicação oferecida pelo Fernando:
O meu sinal é branco. Se meu sinal fosse preto, tanto Alfie quanto Bill veriam 1 sinal branco e 1 sinal preto, permitindo que ambos deduzissem que seu próprio sinal não era preto. Afinal, Alfie deduziria: "considerando que o sinal do outro prisioneiro é preto, se o meu sinal também fosse preto, e havendo apenas 2 sinais pretos, o Bill saberia que o seu sinal era necessariamente branco. Se o Bill não conseguiu chegar a essa conclusão, então o meu sinal só pode ser branco". Do mesmo modo Bill também poderia fazer a mesma dedução, chegando a conclusão que também seu sinal era branco.
Visto que tanto Bill quanto Alfie falharam em realizar essa dedução, isso significa que o meu sinal não é preto, sendo assim, o meu sinal é BRANCO. 

Elementar, meu caro Fernando. Parabéns!  E fiquem antenados, pois nesta semana postaremos mais um desafio!