domingo, 18 de agosto de 2013

Dia Darwin

Dia Darwin: Fronteiras é um Simpósio transdisciplinar organizado por diversos programas de pós-graduação e departamentos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seu principal objetivo é promover a reflexão sobre temas fronteiriços entre as Ciências Biológicas e as Ciências Humanas, tendo a Teoria Evolutiva como ponto norteador.




O evento está organizado nas seguintes temáticas:
1. Sistemática e Evolução: serão discutidos problemas e implicações filosóficas envolvidas no processo de classificação e sistematização dos seres vivos, com ênfase especial na Sistemática Filogenética (Cladismo).
2. Cognição e Comportamento: serão discutidas diferentes abordagens no estudo do comportamento animal e humano, em particular em sua interseção com a ética e evolução cultural.
3. Reducionismo e Emergência: serão discutidos os recentes avanços no debate em torno do reducionismo biológico, o programa teórico que busca explicar a biologia em seus termos físicos mais básicos (termodinâmica, mecânica quântica e adjacências). Nesse debate destacam-se as reflexões sobre a complexidade biológica, plasticidade e emergência de propriedades. 

mais informações em: http://diadarwin.com.br/