sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A metafísica do rock: Bob Dylan e Gilles Deleuze são debate no CCBB-SP


No dia 23 de outubro acontece mais um encontro do Projeto Filosofia do Rock Ano II.  Márcia Tiburi recebe o sociólogo, filósofo, psicanalista e escritor Daniel Lins para o bate-papo: “Para Uma Metafísica do Rock: Bob Dylan e Gilles Deleuze”. O evento é gratuito e será transmitido ao vivo via twitter


O Projeto Filosofia do Rock, que está em seu segundo ano no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), segue até novembro com encontros em São Paulo e Brasília, sempre uma vez por mês. As possíveis relações entre a música e a filosofia estão no cerne dos debates, que têm a participação de diferentes convidados, sempre recebidos pela filósofa e curadora do projeto Márcia Tiburi.
“O rock nunca foi só o rock. Nascido em meados do século 20, ele atingiu a importância cultural que a psicanálise, o feminismo e o cinema têm em nossa cultura, atravessando a experiência existencial de muita gente”, diz Márcia. “Por isso, esses encontros são diálogos para pensar sobre o rock, mas também para criar um pensamento novo, capaz de colocar em movimento os conceitos e ideias que estão contidos no rock.”
Neste dia o convidado  Daniel Lins descreve, ao lado de Márcia, situações possíveis entre a música de Dylan e a filosofia de Deleuze. A canção elevada a suporte para a poesia moderna de Bob Dylan encontra a filosofia do desejo de Gilles Deleuze. O intelectual francês afirma sua teoria como “criação de conceitos”, já Dylan assume-se como “ladrão de pensamento” ou “ladrão de almas”. 
Todos os eventos do Filosofia do Rock II são transmitidos ao vivo via twitter no endereço: CCBB_SP. As gravações anteriores estão disponíveis no site www.ideiasonlineccbbsp.com.br. 
Sobre Daniel Lins: 
Ele rompeu as barreiras tradicionais da filosofia. Além de ser especialista em Gilles Deleuze e Friedrich Nietzsche, já se destacou pelos trabalhos sobre o cangaceiro Lampião, entre outros. Sua obra aborda os temas da modernidade e contemporaneidade.
Último encontro - Para encerrar a edição 2012 do projeto, no dia 20 de novembro, é a vez da participação do livreiro Gelson Bini, que ajudou a implantar o Projeto Guia de Leitura do Sesc. E as discussões serão em torno de ‘The Smiths e Joy Division: Kierkegaard e a Melancolia em Tempos de Novas Tecnologias’. Nos anos 80 e 90, na era do rock, podemos avaliar a influência que as novas bandas sofrem das anteriores, mas também é preciso avaliar a herança existencial que pesou sobre algumas delas. 
São o desespero e a angústia, os grandes temas da novecentista filosofia de Kierkegaard, que parece revelar-se na músico-performance de bandas como The Smiths e Joy Division. A pergunta que anima este debate é “por que a alegria do rock é o paradoxo de sua melancolia?”.
Alguns dos temas já debatidos no projeto foram: Os Ramones e as Filosofias do Tédio, Rock, Filosofia, Indústria Cultural e Juventude, Sex Pistols, Nietzsche, Música e Filosofia a Golpes de Martelo e Madonna e os Paradoxos do Pós-feminismo, entre outros.
O Dj Valter Nu acompanhará a série de encontros e reitera a música nas discussões.
PROGRAMAÇÃO:
23/10 – Márcia Tiburi e Daniel Lins – Para uma metafísica do rock: Bob Dylan e Gilles Deleuze
20/11 - Márcia Tiburi e Gelson Bini – The Smiths e Joy Division: Kierkegaard e a melancolia em tempos de novas tecnologias
Serviço:
Filosofia do Rock Ano II
De: 17 de abril a 20 de novembro de 2012 – sempre das 19h30 às 21h30
Curadoria: Márcia Tiburi
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo (próximo às estações Sé e São Bento do Metrô)
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
Aberto de terça a domingo, das 9h às 20h
Local: Teatro, 3° andar (149 lugares)
Classificação etária: 10 anos
Entrada grátis (retirar ingressos 1 hora antes do espetáculo)

Informações à imprensa:
CCBB-SP
Alexandre Yokoi - (11) 3113 3613
alexandreyokoi@bb.com.br 
Filosofia do Rock Ano IIFernando Henrique e Antonela Tescarollo - (11) 8108 6692
fehenrique77@hotmail.com / antonelatll@gmail.com