sábado, 26 de maio de 2012

Logicomix: Mais que uma simples história em quadrinhos


Logicomix é uma história em quadrinhos que seu herói é nada mais nada menos que Sir Bertrand Russell. Em uma história que mescla fatos e ficções, os autores Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou apresentam a aventura de Russell em busca da verdade e dos fundamentos da matemática. Figuras clássicas de nossos estudos filosóficos dividem cenas e discutem com Russell, filósofos como Frege, Moore, Schlick, Von Neumann, Whitehead e Wittgenstein, como também os cientistas Cantor, Gödel, Hilbert e Poincaré. A aventura intelectual retratada nesta excelente história faz com que este quadrinho deixe de ser apenas uma engraçada e prazerosa leitura, e se transforme em uma prática e divertida introdução aos problemas filosóficos enfrentados por Russell.

O começo desta aventura retrata Russell em sua maturidade, indo proferir uma palestra nos Estados Unidos no começo da segunda guerra mundial. Uma manifestação ocorre na frente do auditório com a intenção de proibir a passagem de Russell ou ao menos dificultar que sua palestra tenha andamento. O que os manifestantes pediam é que o governo dos Estados Unidos não entrasse em uma guerra que não era deles, i.e., que o governo não mandasse norte-americanos para morrerem em solo europeu visto que a segunda guerra era um problema dos europeus (claro, vale lembrar que os EUA só entraram na guerra quando o Japão, que então era aliada da Alemanha nazista, atacou a base norte-americana de Pearl Harbor). Ao se deparar com aquela multidão, nosso herói com toda sua calma os convida para entrar e que tentem escutá-lo. A partir disto a história começa. Russell apresenta toda sua vida, contando sobre sua infância e de onde nasceu sua sede intelectual.

Entre casos engraçados e trágicos, esta história em quadrinhos retrata a vida de um homem que dedicou sua vida a filosofia e a humanidade. O que aqueles manifestantes viram naquela palestra não foi apenas a história do desenvolvimento intelectual de um homem, mas uma apologia à razão, a investigação e a uma vida dedicada à humanidade. Mais que um quadrinho, ou uma simples história de aventura, Logicomix é em si esta apologia. A melhor frase que posso resumir o que li naquelas páginas coloridas é uma frase de Sócrates, retratada por Platão em Apologia de Sócrates: “Uma vida não-suscetível de exame não vale a pena ser vivida”.

Veja as referências.

Edição Brasileira.
Título: Logicomix - Uma Jornada Épica em Busca da Verdade
Autor: Apostolos Doxiadis & Christos H. Papadimitriou
Tradutor: Alexandre Boide dos Santos
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2010 (1ª edição)


Edição Inglesa.
Título: Logicomix – An Epic Search For Truth
Autor: Apostolos Doxiadis & Christos H. Papadimitriou
Editora: Bloomsbury Publishing
Ano: 2009 (1ª edição)