terça-feira, 13 de março de 2012

I ENCONTRO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ESTADO DE GOIÁS - Filosofia no Ensino Médio: o que esperar da formação filosófica nas condições atuais?

12 e 13 de abril de 2012



http://www.filosofia.ufg.br/kalos


O I Encontro de Professores de Filosofia do Estado de Goiás será realizado nos dias 12 e 13 de abril de 2012, no Campus II (Samambaia) da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. A proposta do encontro é reunir professores da rede de ensino pública e privada, estudantes, professores e pesquisadores da graduação e pós-graduação e outros interessados em discutir os problemas em torno ao ensino de Filosofia na Educação Básica e, especialmente, no Ensino Médio. O evento integra as atividades do Kalos – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia, vinculado à FAFIL - Faculdade de Filosofia e ao CEPAE – Centro e Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da UFG. O encontro é parte, também, do esforço por consolidar e publicizar as atividades do PIBID-Filosofia/UFG, programa de bolsa de iniciação à docência, financiado pela CAPES. Atentos aos problemas que envolvem o retorno da disciplina de filosofia ao currículo do Ensino Médio e com a preocupação de que a filosofia se constitua como parte integrante e fundamental da formação dos nossos jovens, e não apenas o cumprimento de uma obrigatoriedade, o encontro busca: (i) estreitar e fortalecer as relações entre a universidade e a escola básica; (ii) aprofundar a discussão acerca dos problemas e desafios postos à formação de professores de filosofia (inicial e continuada) em nosso tempo e, (iii) abrir espaços de criação e de resistência contra todas as formas de aprisionamento do pensamento e da vida. É nesse sentido que a força da pergunta – o que esperar da formação filosófica nas condições atuais? – nos confronta com a necessidade de reconsiderar a condição institucional da filosofia como disciplina e o seu lugar no sistema de ensino médio e superior. No horizonte do que se espera com este encontro, somos confrontados com a urgência de pensar o que fazer quando a filosofia deixa de ser essencial à formação humana e, consequentemente, como delinear melhor nossas responsabilidades de professores de filosofia no tempo presente.

organização: KALOS - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia / Faculdade de Filosofia - UFG
PIBID-Filosofia/UFG
participantes: . Professores da rede de ensino pública e privada
. Estudantes, professores e pesquisadores da graduação e pós-graduação
. Todos os interessados em discutir os problemas do Ensino de Filosofia na Educação Básica

normas: Os interessados em apresentar trabalhos no I Encontro de Professores de Filosofia do Estado de Goiás devem enviar um resumo de, no mínimo, 300 palavras e, no máximo, 500 palavras, contendo título, autor (com indicação de sua titulação), vinculação acadêmica ou profissional do proponente e endereço eletrônico, até o dia 25 de março de 2012, para o seguinte endereço eletrônico: kalos.filosofiaufg@gmail.com

As propostas para apresentação de trabalhos devem estar articuladas ao eixo temático do encontro: ensino de filosofia. Os proponentes podem optar entre duas modalidades: comunicação ou oficina. O tempo de apresentação das comunicações será impreterivelmente de 20 minutos e 10 minutos para debate. O tempo para realização das oficinas será de 2 horas. As comunicações são reservadas para apresentação e discussão de textos resultantes de estudos, ensaios e pesquisas sobre o ensino de filosofia e as oficinas para compartilhar e discutir propostas de trabalhos em torno às praticas docentes com o ensino da disciplina. Cada proponente pode apresentar apenas um trabalho e as propostas podem conter, no máximo, três coautores. O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado no dia 30 de março de 2012 na página do evento: www.filosofia.ufg.br/kalos

A inscrição para participação no evento como ouvinte, com direito a certificado de 16 horas, pode ser feita na página do evento e/ou na secretaria da Faculdade de Filosofia da UFG, até o dia 11 de abril de 2012. Ouvintes e participantes com apresentação de trabalhos estão isentos do pagamento de taxa de inscrição.

Uma nova circular – a ser divulgada em breve - trará sugestões de hospedagens, restaurantes, linhas de ônibus do aeroporto e da rodoviária ao Campus da UFG, números de telefones de empresas de táxi, bem como informações sobre a programação do encontro e as normas de submissão dos textos completos para publicação em CD-ROM nos Anais do evento.

local: Faculdade de Filosofia - UFG
Campus II (Samambaia) / Goiânia, Goiás
contato: kalos.filosofiaufg@gmail.com