quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dissertações e Teses Brasileiras em Filosofia

A Diretoria da ANPOF tem a enorme satisfação em anunciar a inauguração do Banco de Teses e Dissertações. Teses e Dissertações traz informações tais como resumos de teses e dissertações defendidas na área de filosofia no Brasil, além do pdf do texto original completo. Com esta iniciativa, a ANPOF visa tanto promover maior divulgação da produção discente nacional, quanto contribuir para uma avaliação qualitativa de nossas teses e dissertações. Afinal, a divulgação unificada de resumos, palavras-chave, membros que compuseram a banca e, eventualmente, de arguições dedicadas ao trabalho ou observações da comissão avaliadora sobre eles, aliada a mecanismos de busca eficazes, certamente irão favorecer a formação do juízo acerca da qualidade dos trabalhos que estão sendo realizados nos programas.



O conteúdo divulgado nesta seção é de responsabilidade dos programas associados a ANPOF, e a seção é alimentada por eles, através do login de cada programa associado, em Comunidade. Os dados de envio são:

título da dissertação/tese;
nome do autor;
nome do orientador e do programa;
nome dos componentes da banca examinadora (opcional);
ano de defesa;
resumo;
palavras-chave;
resumo e palavras-chave na segunda língua;
texto com uma ou mais arguições (opcional);
PDF do texto original completo;

A depender da iniciativa dos programas, o resumo das teses e dissertações e os originais completos podem ser acompanhados de texto contendo uma ou mais das arguições realizadas na ocasião da defesa do trabalho. A arguição é um gênero caro à área de filosofia, por sua natureza eminentemente crítica: situa o trabalho apresentado na literatura, destaca seus achados e sua originalidade. Não obstante, sua visibilidade extingue-se com o momento da própria defesa. Daí a iniciativa e o convite para que, diante de trabalhos significativos, os programas enviem arguições, de modo a tornar mais ampla sua divulgação. 

Pede-se, para divulgação da arguição no sítio da ANPOF, o consentimento do autor do mestrado ou doutorado, do orientador do trabalho, do arguidor e da coordenação do programa em que a tese ou dissertação foi desenvolvida. As arguições deverão conter, no máximo, 20 mil caracteres com espaço.

A ANPOF poderá solicitar, nos casos em que isso for desejável, uma revisão do texto proposto.


Banco de Teses e Dissertações:
http://www.anpof.org.br/anpof/bancoTeD/index.php?_action=banco_tese_pesquisa

[O banco de teses e dissertações da ANPOF está apontado como um link no Blog Investigação Φ Filosófica no subtópico de links "Biblioteca", à esquerda da tela. -- adição do editor do Blog Investigação Φ Filosófica.]