segunda-feira, 15 de agosto de 2011

13º Encontro Internacional sobre Pragmatismo


data: 7 a 10 de novembro de 2011


O 13º Encontro Internacional sobre Pragmatismo (EIP), que acontece entre 7 e 10 de novembro de 2011, é realizado anualmente desde 1998. O evento é organizado pelo Centro de Estudos de Pragmatismo (CEP) da PUC-SP e tem sido considerado uma das mais importantes referências internacionais na exposição de pesquisas, realização de debates e divulgação de trabalhos sobre a corrente filosófica denominada pragmatismo, com ênfase no pragmatismo clássico nascido no século dezenove nos Estados Unidos, não obstante contemplando, também, suas abordagens contemporâneas. De outro lado, os Encontros têm promovido um fértil diálogo com a História da Filosofia nas áreas de metafísica, epistemologia, lógica, filosofia da linguagem e semiótica, ética e estética.

Os resumos das comunicações e conferências, em versões bilíngues, são publicados no Caderno de Resumos impresso e no site do Centro de Estudos do Pragmatismo. Os autores podem ainda submeter os trabalhos completos para publicação em duas revistas editadas pelo CEP. A COGNITIO: Revista de Filosofia (ISSN 1518 7187) recebe artigos das conferências, e a COGNITIO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia (ISSN 1809 8428), os textos das comunicações. Os artigos submetidos serão encaminhados para emissão de pareceres do Conselho Científico ou de colaboradores ad-hoc em ambos os periódicos.
O 13o Encontro Internacional sobre Pragmatismo contará com conferências de pesquisadores internacionalmente renomados, convidados pelo evento. As sessões de comunicações contarão com aproximadamente 50 comunicações, submetidas a processo seletivo. Segundo uma estrutura já experimentada e aprovada em eventos anteriores, todas as conferências terão um comentador convidado. Cada sessão, tanto de conferência quanto de comunicação, contará com um coordenador de mesa.
Em sentido estrito, o evento destina-se a professores e estudantes de pós-graduação em filosofia; em sentido amplo, a professores e estudantes de pós-graduação em áreas afins, bem como a estudantes de graduação em filosofia e ciências humanas.

Organização: Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP 

Participantes: Vincent Colapietro - The Pennsylvania State University - EUA;
Paul Taylor - The Pennsylvania State University - EUA;
Steve Skaggs - University of Louisville – EUA
Carl Hausman - The Pennsylvania State University - EUA;
Mats Bergman - University of Helsinki - Finlândia;
Márcio A. Fonseca - PUC-SP - Brasil;
Lauro Silveira - Unesp-Marília - Brasil;
Roberto Hofmeister Pich - PUC-RS - Brasil;
Robert E. Innis - University of Massachusetts Lowell – EUA;
Ivo Assad Ibri - PUC-SP - Brasil. 

Apoio: CAPES; Fapesp; CNPq; Amerian Airlines; Agro Master; Casein; Agro New; Damha; Facchini; Honda e Gentil; Inter Quatri; Martins Fontes; Partibens; Prolink; Tuca; Valtra; Virgolino Oliveira; Zanthus

Instituição: PUC-SP 

Inscrições: abertas até 07 de novembro de 2011 

Submissões: abertas até 30 de agosto de 2011 

Normas: As submissões serão selecionadas por meio de um resumo detalhado.

Maiores detalhes: http://www4.pucsp.br/pragmatismo/ 

Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus de Perdizes
Centro de Estudos de Pragmatismo/Programa de Estudos Pós Graduados em Filosofia/PUC-SP; Rua Ministro Godoy, 969/4º andar/sala 4E16, Perdizes; CEP 05015-901 São Paulo - SP – Brasil. 

Contato: cepragmatismo@pucsp.br