quinta-feira, 21 de julho de 2011

Congresso Republicanismo e Democracia


07 a 10 de novembro de 2011 / Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade De São Paulo




Os conceitos de republicanismo e de democracia têm uma longa tradição no pensamento filosófico e, não menos, reflexos importantes nas práticas políticas. O congresso Republicanismo e Democracia reunirá, ao longo de quatro dias, pesquisadores de vários países e do Brasil a fim de discutir questões relacionadas a esses conceitos título. Em todos os dias, o período da manhã será reservado a sessões de comunicações.

No que se refere ao primeiro tópico, a partir dos anos noventa do século XX, sob o impacto da recepção das obras de Claude Lefort e Hannah Arendt, muitos estudiosos passaram a se ocupar de pensadores como Maquiavel, Espinosa, Rousseau, Tocqueville de um ponto de vista totalmente diferente do que fora dominante até então. A relação da filosofia desses pensadores com o republicanismo passou a ser a chave para um conjunto de interpretações que, ao mesmo tempo em que mudava a leitura dos clássicos, abria novas possibilidades de compreensão da vida política. Esse esforço de releitura teve grande impacto no Brasil.

O outro eixo temático do congresso é dado pela idéia de democracia. A intenção é proporcionar uma abordagem ampla da questão concentrando-nos em dois focos: primeiro, o trajeto histórico da noção, com ênfase para as discussões modernas e, aqui, para a reflexão espinosana; segundo, a situação e os problemas da democracia na contemporaneidade. A combinação desses aspectos, espera-se, deve contribuir para uma rica reflexão, da qual a ênfase sobre a figura de Espinosa é um signo: a radicalidade de suas posições teóricas sobre a democracia, a sua presença ostensiva em muitos dos pensadores mais importantes do pensamento político atual, atestam o quanto dependemos do passado para poder dar conta de desafios que o mundo contemporâneo e suas especificidades põe-nos. 

Submissões: As propostas de comunicações (20 minutos de apresentação, 10 minutos para debate) serão aceitas até o dia 25 de setembro de 2011, pelo endereço homero@usp.br.

Deverão conter: * Nome, situação acadêmica (graduando, mestre, professor, etc.) e, se for o caso, instituição a que pertence. 

* Título do trabalho e resumo de no máximo 1.000 toques (com espaço).