domingo, 12 de dezembro de 2010

Resenha de Frege, G. "Sobre o sentido e a referência"; tr. Paulo Alcoforado. In: Lógica e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Cultrix/ed.USP, 1978.

Friedrich Ludwig Gottlob Frege, nascido na Alemanha, grande matemático e filósofo da matemática dos séculos XIX e XX, fez contribuições bem significativas à lógica e aos estudos da linguagem. Ele tinha como principal objetivo fundamentar a aritmética elementar na lógica, mostrando que cada expressão aritmética significaria o mesmo que uma dada expressão lógica e que esta última poderia ser deduzida de leis lógicas evidentes. Para tal, ele teria que formular um novo aparato lógico (uma linguagem artificial) capaz de formalizar com eficiência todas as proposições, o que a lógica clássica (desenvolvidas pelos estóicos, por Aristóteles e alguns medievais) não conseguia, pois sua análise era fundamentada na distinção entre sujeito e predicado. E, portanto, o seu alcance era restrito a proposições do tipo: algum numero de “S é P”. Portanto, outros tipos como “se eu ficar na chuva, então irei me molhar”, não podiam ser analisados.


Citação: Cid, Rodrigo (2013). "Resenha de Frege, G. 'Sobre o sentido e a referência'; tr. Paulo Alcoforado. In: Lógica e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Cultrix/ed.USP, 1978.". Intuitio: vol. 6, n.2, pp. 253-262.

Nenhum comentário:

Pesquise artigos filosóficos na internet

Loading