quinta-feira, 8 de julho de 2010

Diálogo sobre a possibilidade: uma discussão filosófica sobre o determinismo e as possibilidades


O objetivo deste artigo é mostrar o caminho que a discussão sobre a existência de possibilidades não-atuais deve seguir a partir da aceitação do determinismo. Isso é feito através de um diálogo sobre a possibilidade entre Pedro e João. Utilizamos tal formato de texto a fim de facilitar a compreensão dessa importante discussão; pois é a partir de sua resolução que nossas teorias contrafactuais e sobre o livre-arbítrio se adequam.




Palavras-Chave: Determinismo. Possibilidades Não-Atuais. Tipos de Possibilidades.

Pedro: Ah!... Meu amigo; estou sofrendo pelo amor de uma moça. Ela me despreza, faz de conta que não me vê quando passo, e ainda parece fazer chacota de mim com suas amigas... Quando eu disse a ela minha intenção, a de possuir seu amor, ela me disse que eu não era o único. E, além disso, não estava entre aqueles de sua preferência, de modo que era uma perda de tempo minha continuar a querendo. Mas sabe de uma coisa, acho ainda possível que ela me queira. Não sei, ela pode estar apenas me testando.

João: Realmente é muito triste quando queremos estar com uma pessoa, mas não somos correspondidos... E é pior ainda quando, além de não ligarem para nossos sentimentos, ainda nos fazem chacota. Compartilho de sua dor, meu amigo. Já passei diversas vezes por situações como essa. Mas, meu nobre companheiro, o que você quer dizer com essa indicação de possibilidade? O que você quer dizer com "é possível que ela me queira?" Ou ainda, o que você quer dizer quando você diz que ela pode estar te testando? De fato, parece-me que ela só pode estar te testando, se ela estiver te testando. Não sei como fazemos para descobrir se ela está te testando mesmo, mas ela está ou não está. E parece-me que ela só poderá te querer (no futuro), se isso realmente for acontecer. Assim, penso que você não precisa se sentir tão mal... Pois vai acontecer uma determinada coisa, acredite você que ela é possível ou não. Sobre sua amada (assim como também sobre o funcionamento do resto do mundo), só é possível o que de fato ocorreu, ocorre ou ocorrerá. [continua...]



Citação: Cid, Rodrigo & Figueiredo, R. A. (2009). "Diálogo sobre a possibilidade: uma discussão filosófica sobre o determinismo e as possibilidades". Revista FLUP: Série Filosofia: vol. 25-26, 2008-2009.