Nos dias 17, 18 e 19 de Maio de 2012, terá lugar, na Universidade dos Açores, nos Anfiteatros C e B, em Ponta Delgada, , o IV Colóquio - Internacional - de Filosofia da Educação sobre o tema estruturante “Educação e Interpelações do Humano na Sociedade Contemporânea: Problemáticas, Espaços, Projetos e Sentido(s)”. Segundo o Organizador do Colóquio, Professor Doutor Emanuel Oliveira Medeiros, docente do Departamento de Ciências da Educação, “será um Colóquio com a apresentação de conferências e comunicações mediante convites mas cujas despesas dos/as participantes - designadamente viagens, alojamento e refeições - serão assegurados pelos/as próprios/as convidados/as, ao contrário do que tem sido possível, até agora, (exceto, para o presente Colóquio, também, o caso do Professor Doutor José Ribeiro Dias, Catedrático Jubilado, e do Professor Doutor Manuel Ferreira Patrício, Catedrático Aposentado, - não integrados, nesta fase, em nenhum projeto financiado – os quais já garantiram as suas presenças, com a realização de conferências, bem como a integração na Comissão Científica do evento.”
É de referir, neste contexto, que o I Colóquio de Filosofia da Educação – subordinado ao tema “Educação: Caminho para o Século XXI” - teve lugar na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, no Anfiteatro C, no dia 26 de Junho de 1997. As comunicações apresentadas nos últimos três colóquios deram já origem à publicação de três livros coordenados por Emanuel Oliveira Medeiros, Investigador Responsável pelo Projeto “Colóquios de Filosofia da Educação/DCE”, na Universidade dos Açores.
Para Emanuel Oliveira Medeiros, “junto da Comunidade Científica Portuguesa designadamente da Área de Filosofia da Educação, já vai constituindo tradição a realização, na Universidade dos Açores, de colóquios neste Ramo do Conhecimento, numa perspetiva interdisciplinar”, a partir de uma matriz educacional, e acrescenta”: “O objetivo é conferir, a partir de agora, um progressivo alcance internacional a estes Colóquios, que vão constituindo um acervo de investigação e pensamento educacional”, com grande interesse para a formação dos estudantes, designadamente de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como na formação de educadores e professores de vários níveis de ensino. Trata-se, segundo o organizador, de um “ramo nuclear do conhecimento educacional, com importância acrescida nas atuais conjunturas das políticas educativas que devem suscitar uma emergência – e urgência - de uma radicalidade reflexiva – com incidências teóricas e práticas - dos e nos sistemas educativas e na formação para o público, em geral”.
Ainda segundo Emanuel Oliveira Medeiros, “para além de se dirigir a todos os interessados, pretende-se que o Colóquio proporcione a participação e envolvimento ativo de atuais e antigos estudantes de diferentes ciclos e cursos, designadamente os que qualificam para a docência, aprofundando a investigação, análise e reflexão sobre diversos subtemas conexos e subjacentes ao Programa do Colóquio, mobilizando várias perspetivas, olhares e correntes da Filosofia da Educação sobre as problemáticas da Escola – e de figuras plurais de Escola(s), hoje- e do Humano no Mundo Contemporâneo, suscitando debates num horizonte interdisciplinar, convocando e gerando saberes, com sentido crítico e problematizador, numa sociedade em que, em diversos sectores, para além da crise económica e financeira – ou talvez também, agudizados por ela, – começa a dar sinais muito preocupantes de ataques diretos – ou mesmo subtis - a valores maiores e fundantes da pessoa humana, que despertam e exigem uma vigilância crítica do pensamento em diversos contextos educativos, formais ou não formais.”
No Colóquio, a Língua Internacional de Trabalho será a Língua Portuguesa (e, eventualmente, o Espanhol, possibilidade a confirmar mais tarde). Neste contexto, é de referir que este Colóquio, a organizar no âmbito do Departamento de Ciências da Educação, em Ponta Delgada, conta já com o "apoio institucional" da SOFELP (Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa). Para o Organizador e Investigador Responsável do Projeto, “O Colóquio terá a dimensão possível mas, à partida, e na Língua Portuguesa, só se pode pensar em grande, na dimensão universal - local, regional, nacional, europeia, mundial - da Educação, em todo o tempo e em todo o lugar, lugares de significação antropológica e antropagógica, com particular incidência na contemporaneidade”. Nesta fase pretende-se dar a conhecer a temática e finalidades do Colóquio e, também assim, levar a que todas as pessoas interessadas possam colocar e registar esta iniciativa na sua agenda formativa, profissional e comunitária.