segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Desafio da Investigação Filosófica #5

É com grande satisfação que anunciamos o Desafio da Investigação Filosófica #5!

Valendo um brinde exclusivo do blog, o desafio consiste em apresentar uma solução para o problema colocado abaixo. A primeira resposta considerada completa e correta será a vencedora. O resultado será divulgado em uma semana (no dia 15 de janeiro) ou quando houver vencedores (no caso de não ter sido resolvido até lá). As respostas devem ser escritas aqui no blog, diretamente nos comentários desta postagem, e devem conter o nome, o sobrenome, a cidade e o estado do (a) autor (a). A resposta deve ser oferecida em um único comentário (não consideraremos respostas divididas).

Aqueles (as) que desejarem propor um desafio ou oferecer uma premiação, podem enviar um email para desafiosdaif@gmail.com.

E o desafio número 5 da investigação filosófica é...


A Rua dos Espiões


Na rua dos espiões há três prédios, em cada um deles vive um espião diferente. Quando os três espiões estão nas janelas de seus ​respectivos ​apartamentos, o Espião 1 consegue ver o Espião 2, mas não o Espião 3 (os prédios dos Espiões 1 e 3 estão no mesmo lado da rua). O Espião 2 consegue ver ambos, Espiões 1 e 3. ​Por sua vez, também o Espião 3 consegue ver ​apenas ​o Espião 2. 

Neste momento, os três espiões estão nas janelas de seus respectivos apartamentos, monitorando suas atividades. O Espião 1 usa um binóculo, enquanto que o Espião 3 está a espiar a olho nu (sem binóculo). Agora responda a seguinte pergunta: Há um espião de binóculos observando um espião sem binóculos? Apresente seu raciocínio.

(Este desafio foi proposto pelo Luís Rosa com o oferecimento do Blog Investigação Filosófica).