segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Desafio da Investigação Filosófica #5

É com grande satisfação que anunciamos o Desafio da Investigação Filosófica #5!

Valendo um brinde exclusivo do blog, o desafio consiste em apresentar uma solução para o problema colocado abaixo. A primeira resposta considerada completa e correta será a vencedora. O resultado será divulgado em uma semana (no dia 15 de janeiro) ou quando houver vencedores (no caso de não ter sido resolvido até lá). As respostas devem ser escritas aqui no blog, diretamente nos comentários desta postagem, e devem conter o nome, o sobrenome, a cidade e o estado do (a) autor (a). A resposta deve ser oferecida em um único comentário (não consideraremos respostas divididas).

Aqueles (as) que desejarem propor um desafio ou oferecer uma premiação, podem enviar um email para desafiosdaif@gmail.com.

Lembramos que o desafio #4 ainda não foi solucionado. Arrisque uma resposta aqui!

E o desafio número 5 da investigação filosófica é...


A Rua dos Espiões


Na rua dos espiões há três prédios, em cada um deles vive um espião diferente. Quando os três espiões estão nas janelas de seus ​respectivos ​apartamentos, o Espião 1 consegue ver o Espião 2, mas não o Espião 3 (os prédios dos Espiões 1 e 3 estão no mesmo lado da rua). O Espião 2 consegue ver ambos, Espiões 1 e 3. ​Por sua vez, também o Espião 3 consegue ver ​apenas ​o Espião 2. 

Neste momento, os três espiões estão nas janelas de seus respectivos apartamentos, monitorando suas atividades. O Espião 1 usa um binóculo, enquanto que o Espião 3 está a espiar a olho nu (sem binóculo). Agora responda a seguinte pergunta: Há um espião de binóculos observando um espião sem binóculos? Apresente seu raciocínio.

(Este desafio foi proposto pelo Luís Rosa com o oferecimento do Blog Investigação Filosófica).

4 comentários:

Ricardo Rocha disse...

Se 3 consegue ver 2 e 2 consegue ver 1 e 3 então 3 pode observar a olho nu 2 e 2 pode observar a olho nu 1 e 3. Com isso 1 está observando 2 que sem binóculos consegue ver 1 e 3.

Fabíola Menezes disse...

Fabíola Menezes de Araujo, Rio de Janeiro, RJ.
Não há.
Solução :
prédio 1-> consegue ver apenas o 2, utilizando um binóculos. (mostrando que do 1 até o 2, existe uma maior diferença de distância do que do 3 até o 2)
prédio 3-> consegue ver apenas o 2, a olho nu. (menor distância do que o 1 até o 2)
prédio 2-> consegue ver os dois, usando a respectiva de distância dos outros 2, ele teria de utilizar um binóculos para ver o 1 fazendo que ele tenha o binócolus já que ele consegue ver o 1. (também vai conseguir ver o 3 a olho nu)

apenas os prédios 2 e 1 possuem binóculos. Fazendo com que a resposta do problema seja não. Foi divertido :)

Mayra Moreira da Costa disse...

Obrigada pelas respostas! No entanto, o desafio ainda não foi solucionado.

Helena Serrao disse...

O espião 2 está a ver um espião de binóculos a observar um espião sem binóculos, ele.

Pesquise artigos filosóficos na internet

Loading