segunda-feira, 24 de março de 2014

Conferência Understanding and Misunderstanding

É com enorme satisfação que venho anunciar a conferência internacional Understanding and Misunderstanding, que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 8, 9 e 10 de Maio de 2014.

Esta conferência celebra o encerramento do Programa EuroUnderstanding do esquema EUROCORES da European Science Foundation, do qual o projecto "Contextualism, Relativism and Practical Conflicts and Disagreement", EuroUnders/0001/2010, em curso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é integrante.


A conferência é interdisciplinar, e tem quatro temas centrais: conceitoscomunicaçãocoordenação enormatividade. 5 convidados oferecerão, em conjunto com os membros e colaboradores dos projectos colaborativos europeus integrados no Programa, as suas respostas a problemas relacionados com os temas centrais, questões como por exemplo:

- Como podem os processos comunicativos dar lugar ao entendimento mútuo, e como variam esses processos entre culturas?

- Como ocorrem os desentendimentos inter-culturais, e quais as suas consequências? 

- Como influenciam os processos históricos, culturais, e os modelos cognitivo-culturais, a cognição individual, o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da identidade pessoal?

- Como se pode tornar a comunicação intercultural mais eficiente em diversos contextos culturais? 

Os convidados da conferência são:
Chris Frith e Uta FrithUniversity College London
Simon Garrod University of Glasgow
Ulrike Heuer University of Leeds
Barbara Malt Lehigh University

Para mais informação sobre a conferência (programa, inscrição, etc.), pode visitar-se a sua página online.
A conferência é organizada por Teresa Marques, Gonçalo Santos, José Manuel Mestre, Catarina Aguiar, Filipa Seabra, Carla Simões, e pelo grupo de investigação LanCog do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Comissão Científica do evento:
Åsa Wikforss (University of Stockholm), Josef Perner (University of Salzburg), Günther Knoblich (Central European University), Teresa Marques (University of Lisbon), Anne Guehl e Sarah Moore (ESF).

Com o apoio de: