quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Seleção de assistente de investigação e de docência BEO Lab - Behavior, Economics and Organizations Laboratory, Faculdade de Economia e Gestão, Universidade Católica Portuguesa, Porto


Requisitos para a vaga:
(i) formação em área científica que possa ser relevante para a Behavioral Economics; (ii) experiência com o método de investigação experimental e (iii) proficiência em Língua Inglesa. São exemplos de áreas relevantes: Psicologia Social, Psicologia Social Experimental, Neuropsicologia, Psicofisiologia, Ciências Cognitivas, Economia, Gestão, Antropologia Cognitiva, Filosofia Experimental, Estatística, entre outras. A avaliação da área será feita em conjunto com a experiência do candidato.

Plano de trabalhos:
Pretende-se que o assistente de investigação e docência venha apoiar nas atividades de investigação do BEO LAB e lecionação do departamento de Comportamento Organizacional. Alguns exemplos de atividades que serão realizadas pelo assistente são os seguintes: trabalhar diretamente com os coordenadores do Lab no desenho experimental, na recolha de dados, na análise dos dados, na redação dos artigos, auxiliar na gestão do Lab. A lecionação estará ligada a área do Lab e/ou às disciplinas nas quais os coordenadores são regentes.

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido na Universidade Católica Portuguesa, Campus da Foz, sob a orientação científica dos Professores Carlos Mauro e Eva Dias-Oliveira.

Duração do contrato:
1 ano, com início previsto a 1 de Fevereiro de 2014, renovável.

Salário:
1.029,89 euros + subsídio de refeição de 130,90 euros | tempo integral (8h00/dia)

Métodos de seleção:
Avaliação curricular, entrevista.

Critérios de seleção mais relevantes:
Experiência em investigação, conhecimentos suficientes de estatística inferencial e de utilização de um programa de estatística (SPSS, STATA, ou outro), publicações científicas, apresentação de comunicação ou poster em encontros científicos, experiência em lecionação, proficiência na língua inglesa e grau académico do candidato.

Forma de apresentação das candidaturas:
Os currículos devem ser enviados para o e-mail: beolab@porto.ucp.pt - com o assunto: Assistente-2014/1

Prazo de candidatura:
O concurso encontra-se aberto no período de 09 de dezembro a 03 de janeiro de 2014.

Período das entrevistas:
As entrevistas decorrerão entre 7 e 10 de Janeiro 2014.

Forma de publicitação dos resultados:
Todos os candidatos serão avisados do resultado da sua candidatura até ao dia 15 de Janeiro.

O que é o BEO Lab:
O BEO Lab (Behavior, Economics and Organizations Laboratory) dedica-se à investigação da tomada de decisão e do comportamento humano. A abordagem teórica central do Lab é a Behavioral Economics, que tem no método empírico-experimental uma das suas principais características. O Lab foi criado e é dirigido por dois professores da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto, o Profs Carlos Mauro e Eva Dias-Oliveira. O Lab conta com uma equipa residente formada pelos coordenadores científicos, por bolseiros e por alunos de licenciatura e pós-graduação. Para além da equipa residente, o Lab conta com investigadores associados da Universidade Católica, assim como, de outras universidades. O objectivo central do Lab é investigar o comportamento do agente económico individual/coletivo de uma forma psicologicamente mais realista. Parece-nos, este, o modo mais eficaz de aumentar o alcance aplicado da Economia e da Gestão. Se conhecermos adequadamente como funcionam os mecanismos cognitivos, conscientes e/ou inconscientes, subjacentes ao processo de decisão económica poderemos propor políticas organizacionais, privadas ou públicas, que produzam efeitos mais próximos aos que são pretendidos, reduzindo assim custos económicos e sociais, muitas vezes elevados pela falta de eficácia.

Sobre a Behavioral Economics, sugerimos aos candidatos que vejam os seguintes vídeos:

Daniel Ariely - What is Behavioral Economics?: http://youtu.be/Fa-mIosWOK8 e http://youtu.be/wpMLYh-UIsA
Daniel Kahneman - Behavioral Economics with Daniel Kahneman: http://youtu.be/zUMCf_ActhE
Richard Thaler - Nudge: An Overview: http://youtu.be/xoA8N6nJMRs
Paul Slovic - Public apathy toward genocide: http://youtu.be/E0MmAg6wo0g

Alguns livros de divulgação científica podem ser interessantes para o candidato compreender, pelo menos, uma parte da agenda de investigação da Behavioral Economics e especificamente do BEO Lab. alguns exemplos são os seguintes: Pensar Depressa e Devagar (Daniel Kahneman), Nudge (Richard Thaler e Cass Sunstein), Previsivelmente Irracional (Daniel Ariely) e O lado bom da irracionalidade (Daniel Ariely).

Sobre os coordenadores do Lab, podem encontrar informações nos seguintes sítios: