quinta-feira, 13 de junho de 2013

Boletim ANPOF 104



ENCONTROS
- VIII Colóquio Nacional / V Colóquio Internacional Wittgenstein
- III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E PSICOLOGIA GENÉTICAS: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS
- IV Encontro Hume
- III International Colloquium Hobbes
- Colóquio Internacional "Vicente e Dora Ferreira da Silva: Uma Vocação Poético-Filósofica"
- I Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo
- XV Colóquio Kant da UNICAMP

CONCURSOS
- Concurso público para professor substituto
- Inscrição para Concurso para Professor de Filosofia
- Concurso para professor efetivo de História da Filosofia da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
- Concurso na área de Filosofia Antiga

CURSOS E SELEÇÕ;ES
- Teoria da verdade e suas ramificações sistemáticas
- Seleção para o Doutorado em Filosofia da UFG

PALESTRAS
- A unidade da filosofia e a pluralidade de correntes filosóficas: expressão da potencialidade criadora do pensamento, prova de autodesqualificação da filosofia ou problema solúvel/insolúvel
- Metafísica, Fenomenologia, Hermenêutica, Filosofia Sistemática: oposição, coexistência ou complementaridade?



===============================================
ENCONTROS
===============================================
-----------------------------------------------
VIII Colóquio Nacional / V Colóquio Internacional Wittgenstein

http://https://www.sites.google.com/site/coloquiowittgenstein/

data: Entre 2 e 4 de outubro de 2013

Prezados(as) colegas,

Temos o prazer de anunciar que entre 2 e 4 de outubro de 2013 terá lugar o VIII Colóquio Nacional / V Colóquio Internacional Wittgenstein, cujos debates este ano girarão em torno do tema "Compreensão: Adestramento, Treinamento, Definição". Local: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil. Maiores informações no sítio: https://www.sites.google.com/site/coloquiowittgenstein/

Cordialmente,
O Comitê Organizador

instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)


-----------------------------------------------
III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E PSICOLOGIA GENÉTICAS: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS

http://sites.google.com/site/coloquiojeanpiaget/home

data: De 17 a 20 de novembro de 2013

O III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas será realizado no período de 17 a 20 de novembro de 2013, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O objetivo do Colóquio é a disseminação da epistemologia e psicologia genéticas nas áreas da psicologia, filosofia e educação. Nesta edição, o III Colóquio é uma iniciativa conjunta de três grupos de estudos e pesquisa: (1) Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sociomoral – NPDSM, UFPB, João Pessoa-PB; (2) Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação – GEPEGE, UNESP, Marília-SP e (3) Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica – GEPEGRA, Porto Velho-RO. É a primeira vez que o Colóquio está ocorrendo fora do Estado de São Paulo. Ao se tornar itinerante, o Colóquio visa proporcionar um espaço para discussão e disseminação da epistemologia e psicologia genéticas garantindo maior participação de pesquisadores e estudantes de regiões não contempladas nas edições anteriores. Além dos convidados nacionais, o evento contará com a participação de convidados da França, Espanha, e Peru. A maioria dos pesquisadores convidados já respondeu aceitando o convite. O conjunto das palestras visa atingir os objetivos de integração e debate construtivo acerca de tópicos essenciais da teoria piagetiana.


instituição: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
submissões: Data limite para inscrição de trabalhos: 30 de julho de 2013.
local: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Humanas e Letras
contato: coloquiojeanpiaget2013@gmail.com


-----------------------------------------------
IV Encontro Hume

http://http://www.encontroshume.blogspot.com.br

data: 03 a 05 de setembro

Chamada para Trabalhos

  A Comissão Organizadora do IV Encontro Hume convida os alunos de pós-graduação e pesquisadores da filosofia de Hume à submissão de trabalhos. O encontro será realizado entre os dias 03, 04 e 05 de setembro de 2013 no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina/Pr.

organização:

COMISSÃO ORGANIZADORA

Andre Luiz Olivier da Silva (Unisinos)

Andrea Cachel (IFPR/Unicamp)

Andrea Faggion (UEL)

Franco Nero Soares (UFRGS)

José Oscar de Almeida Marques (Unicamp)

Marília Côrtes de Ferraz (UEL/Unicamp)



apoio: Departamento de Filosofia da UEL
instituição: UEL
inscrições: Realizar a inscrição no sítio http://www.uel.br/eventos/insc/?id=692 bem como o pagamento da taxa de inscrição (R$ 20,00).
submissões: A data limite para o envio dos resumos é 15 de julho de 2013 e o resultado será divulgado juntamente com a programação completa do evento no dia 10 de agosto do corrente ano. A notificação sobre a aceitação de cada trabalho será enviada exclusivamente por e-mail a partir do dia 25 de julho de 2013. A aceitação do resumo possibilita ao proponente a apresentação oral de comunicação na data do evento, conforme programação a ser divulgada. O tempo para cada comunicação será de 20 min, com 10 min, para a discussão do trabalho. Após a realização do evento, haverá entrega de certificado para os apresentadores de comunicação e ouvintes devidamente inscritos.
normas: Os interessados deverão submeter um resumo de até 500 palavras em arquivo Word ou similar (fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5) para o e-mail: encontros.hume@hotmail.com  O título e o resumo deverão constar em página separada, com a devida identificação do problema e as linhas gerais do argumento que se pretende desenvolver. Na primeira página deverão constar os seguintes dados do proponente:

 Nome completo;

Endereço eletrônico;

Endereço e telefone;

Título do trabalho;

Instituição de origem e titulação;


local: Sala de Eventos do CLCH- UEL
contato: encontros.hume@hotmail.com


-----------------------------------------------
III International Colloquium Hobbes

Nature, History, and Politics

data: Cordoba, Argentina, October 15-17th 2013

The Philosophy School of Cordoba National University (Universidad Nacional de Cordoba) along with Hobbes Research Group (Anpof, Brazil) are pleased to invite you to participate in the III International Colloquium Hobbes: Nature, History, and Politics, which will take place at the Philosophy and Humanities School (Facultad de Filosofía y Humanidades) at Cordoba National University. Hobbes International Colloquium has started aiming to gather researchers and scholars of the philosopher Thomas Hobbes (1588-1679), then promoting the interchange of knowledge as well as the theoretical, conceptual and historiographical debate between Argentinian and Brazilian researchers. It takes place biennially, its first two editions being held in Sao Paulo (USP, 2009) and Porto Alegre (PUCRS, 2011), Brazil. Since its the beginning it brought together prestigious experts from both Brazil and Argentina and the second edition also had the participation of prominent scholars of other countries and languages. This third edition of the Colloquium is based on the premise that European and mainly Latin American researchers should also be invited, owing to the particular richness with which Hobbes is read and interpreted in such fellow languages.

organização: GT Hobbes
Carlos Balzi
Marcela Rosales
Marcelo Gross Villanova
apoio: Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS
instituição: Universidad Nacional de Córdoba
inscrições: Inscrições no dia e local do evento.
submissões: Inscrições para comunicação: até 16 de julho de 2013
normas: Título e resumo com até 500 palavras e 3 palavras-chaves. Acrescido do nome completo e instituição.
local: Universidad Nacional de Cordoba, Córdoba, Argentina
       Escuela de Filosofia no Campus da UNC, Córdoba
contato: IIIcoloquiohobbes@yahoo.com.ar


-----------------------------------------------
Colóquio Internacional "Vicente e Dora Ferreira da Silva: Uma Vocação Poético-Filósofica"

Chamada de Trabalhos (CfP)

http://http://www.coloquiovicenteedora.org/

data: 2-3 de Dezembro de 2013

Este evento pretende celebrar o legado intelectual de Vicente Ferreira da Silva, considerado um nome que marcou o pensamento filosófico no Brasil. Igualmente, deseja intensificar o processo de conhecimento e divulgação de um dos mais relevantes convívios poéticos e filosóficos do pensamento na cultura brasileira, no âmbito das relações entre Brasil e Portugal. Neste sentido, é privilegiado o espírito transdisciplinar como nova via de avaliação crítica mais adequada à compreensão e pesquisa dos diálogos e influências que este filósofo protagonizou juntamente com a sua esposa, a poeta Dora Ferreira da Silva, autora de uma obra lírica singular no panorama brasileiro contemporâneo.

Devido a complexidade das obras é estruturado o Colóquio em quatro campos, todos em múltiplos modos entre si ligados e fundamentalmente patentes no pensamento de Vicente e Dora. Enquanto o percurso de Vicente Ferreira da Silva pode ser descrito como um movimento filosófico de um estudo da lógica positivista e da análise da linguagem para o mitológico e simbólico em permanente diálogo com a filosofia existencial, a obra de Dora Ferreira da Silva se inscreve já bem cedo na poesia de um legado helénico com influência arquetípica que na função de tradutora da obra de Carl Gustav Jung absorveu a sua teoria da psicologia de temas mitológicos, arquetípicos e simbólicos transpondo em poesia.

O nexo entre os quatro campos de conhecimento pode ser estabelecido de vários modos e não apenas linear e histórico. As relações devem ser vistas por todos os seus lados, como por exemplo, a origem simultânea da mitologia e da poesia, da origem da mitologia na narração poética que por si recebe a sua essência da mitologia, ou também com uma simultaneidade entre a poesia e a filosofia, compreendendo o espanto como a cisão entre o inarticulado e o articulado, como a origem da manifestação do articulado, do λόγος.

Uma das possíveis temáticas centrais do colóquio surge também da consideração de uma suposta complementaridade e dois modos interligados entre o mitológico e filosófico de um lado, e o poético e psicológico de outro, e que poderiam ser entendidos, na consideração do convívio de Vicente e Dora, como a aplicação prática do conhecimento do lado masculino e feminino. Os respectivos arquétipos da anima e animus na inteligibilidade humana do mundo, na busca de sua superação em conformidade simbólica representada com a arqueologia mítica, dos símbolos emanados da Imaginatio Divina que requer a actuação realizada pela natureza da Divindade.

Vemos em Vicente no seu texto A Natureza do Simbolismo da obra reunida com o título Transcendência do Mundo, que o simbolismo nunca pode ser uma criação meramente humana, e quando o espírito humano cria um universo simbólico é porque já se abriu previamente nas grandes linhas de um arquétipo fundamental. Neste propósito da profunda manifestação de estruturas eternas, para o entendimento da poiésis, é que trazemos os quatro pilares deste colóquio porque é deste modo que vemos o sentido pleno para celebrar Vicente e Dora Ferreira da Silva.

organização: Giancarlo de Aguiar (CFUL/Brasil)
Dirk-Michael Hennrich (CFUL/Alemanha)
Alva Martínez Teixeiro (FLUL/Espanha)
participantes:


apoio: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
instituição: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
submissões: até 30 de Julho 2013
normas: Envio de propostas em português, espanhol ou inglês, um breve currículo e um resumo do 300-350 palavras Times New Roman (Ponto 12)

Tópicos: Mitologia, Poesia, Psicologia, Filosofia, Escola de São Paulo, Filosofia, Literatura e Cultura Luso-Brasileira.

Temáticas: Todas as conferências devem-se encaixar no mínimo num dos painéis entrelaçados obviamente com a obra de Vicente ou a obra de Dora Ferreira da Silva. Além disso, há uma vasta possibilidade de conexões com outros pensadores como Nietzsche, Heidegger, Sartre, Camus, Vilém Flusser, Miguel Reale, Eudoro de Sousa, Agostinho da Silva, Dalila Pereira da Costa; com poetas e escritores como Friedrich Hölderlin, Rainer Maria Rilke, D. H. Lawrence, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner-Andresen, Guimarães Rosa, Hilda Hilst; ou com psicólogos como Sigmund Freud e Carl-Gustav Jung (entre outros).

       Faculdade de Letras Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa
contato: coloquiovicenteedora@gmail.com


-----------------------------------------------
I Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo

http://epgfilosofiausp.wordpress.com/

data: De 16 a 20 de setembro de 2013

Edital
Publicado em março 4, 2013

1. Informações Gerais
a. A participação para expositores é aberta aos estudantes de cursos presenciais de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) que estejam desenvolvendo pesquisa sob orientação de um professor na área de Filosofia, bem como para aqueles que defenderam sua Dissertação ou Tese no último 1 (um) ano a contar da abertura para a inscrição no Encontro.
b. Cada participante só poderá submeter um trabalho.
c. Não será permitida a inscrição de trabalhos coletivos.
d. Haverá, para cada expositor, um certificado de apresentação, cuja entrega estará condicionada à apresentação da comunicação pelo próprio autor.
e. Haverá para cada participante do encontro um certificado de participação do encontro, que atestará sua presença como ouvinte.
f. A comissão organizadora se reserva o direito de desconsiderar inscrições que não seguirem as instruções do edital ou do formulário de inscrição, bem como o direito de avaliar a aprovação das exposições segundo os parâmetros apresentados no edital.
g. Visando facilitar o controle do evento, o expositor, após ter tido sua comunicação aprovada, impossibilitado de comparecer ao evento, deverá comunicar à organização com antecedência mínima de três semanas a sua ausência. Caso o expositor não justifique a ausência com antecedência, ele estará sujeito a não ter sua inscrição deferida nos próximos encontros.
h. Não há taxa de inscrição para nenhuma das modalidades (apresentação ou ouvinte).
2. Apresentação de trabalho
a. Cada expositor terá até 30 (trinta) minutos para a apresentação. Ao final de cada mesa será franqueado 30 (trinta) minutos para o debate entre os expositores.
b. Os resumos submetidos deverão conter, impreterivelmente, entre 250 e 500 palavras e conter os dados presentes na Inscrição.
c. Os textos a serem apresentados deverão ser enviados, impreterivelmente até 19 de agosto. O texto deverá conter até 12 páginas (sem contar com a bibliografia), em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. As margens deverão ser formatadas em papel A4 em: superior e esquerda em 3 cm e inferior e direita 2,5 cm. O formato do arquivo deverá ser em .doc, .docx e .pdf.
3. Alojamento e Alimentação
(a ser divulgado em breve)
4. Datas
a. Data das inscrições: de 04.03 a 08.07
b. Prazo final para envio dos textos: 19.08
c. Período do evento: 16 a 20.09

5. Dados a constarem na ficha de inscrição
Nome Completo
E-mail
Telefone
Instituição de Ensino
Orgão de Fomento (se houver)
Nome do(a) Orientador(a)
Tipo de Inscrição
- Ouvinte
- Expositor e ouvinte
Título do Trabalho
Resumo (de 250 a 500 palavras)
Palavras-chave (de 3 a 5)
A ficha de inscrição deve ser preenchida pelo formulário disponível em http://epgfilosofiausp.wordpress.com/inscricao/


organização: Departamento de Filosofia
apoio: Departamento de Filosofia, CAPES, FAPESP, CNPQ, COSEAS
instituição: Universidade de São Paulo
inscrições: Data das inscrições: de 04.03 a 08.07
local: Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais
       Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - Butantã/ SP
contato: (11) 3091-3761/ 3091-3709/ 3091-3765


-----------------------------------------------
XV Colóquio Kant da UNICAMP

Intuições sem conceitos são cegas

http://http://www.kant.org.br/

data: 14 a 16 de outubro de 2013

XV Colóquio Kant da UNICAMP

Intuições sem conceitos são cegas


As propostas, apropriadas para uma comunicação de 30 minutos, devem ser enviadas para o endereço eletrônico andreafaggion@gmail.com até o dia 30 de junho de 2013, contendo: título, nome do autor (e do orientador, quando for o caso), titulação (graduando, bacharel/licenciado, mestrando, mestre, doutorando ou doutor), instituição, endereço eletrônico do autor, resumo entre 250 e 500 palavras e referências bibliográficas. Os textos devem ser digitados em espaço 1,5, fonte Times New Roman, 12. Serão aceitos arquivos com a extensão .doc, .docx, .rtf ou .pages. As propostas devem versar necessariamente sobre Kant, dando-se preferência a trabalhos ligados à sua filosofia teórica

instituição: UNICAMP
local: Auditório do IFCH - UNICAMP



===============================================
CONCURSOS
===============================================
-----------------------------------------------
Concurso público para professor substituto

http://https://sistemas.uff.br/cpd/

data: 16/07/2013 a 19/07/2013

Concurso público para professor substituto
Departamento de Filosofia/UFF
Área: Introdução à filosofia
Regime: 40h
Classe: Assistente


instituição: Universidade Federal Fluminense (UFF), Departamento de Filosofia
inscrições: De 24/06/2013 a 07/07/2013


-----------------------------------------------
Inscrição para Concurso para Professor de Filosofia

http://http://www.faac.unesp.br/Home/Concursos718/edital-filosofia,-etica-e-etica-em-relacoes-publicas---emprego-publico-2013-1.pdf

data: Data a ser definida

Concurso de Filosofia para UNESP – Bauru.


A FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO  (Edital nº 087/2013 - STDARH/FAAC)
comunica que estarão abertas, a partir de 03/06/2013, nos termos do Despacho nº 370/2013 -RUNESP de 25/04/2013, publicado em 26/04/2013, e com base no Estatuto e Regimento Geral da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, bem como na legislação em vigor, as inscrições ao concurso público de Títulos e Provas para preenchimento de 01 (um) emprego público de Professor Assistente Doutor, sob o regime jurídico da CLT e Legislação Complementar, em jornada de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, correspondentes ao Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP, no conjunto de disciplinas “FILOSOFIA”, “ÉTICA” e “ÉTICA EM RELAÇÕES PÚBLICAS”, junto ao Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação do Campus de Bauru.
O concurso destina-se ao preenchimento de um emprego público de Professor Assistente Doutor, por tempo indeterminado e até que seja provido o cargo de Professor Assistente no conjunto de disciplinas objeto deste concurso.

Maiores informações acessar http://www.faac.unesp.br/Home/Concursos718/edital-filosofia,-etica-e-etica-em-relacoes-publicas---emprego-publico-2013-1.pdf


instituição: Universidade Estadual Paulista - UNESP (Campus de Bauru)
inscrições: de 03/06/2013 a 25/04/2013
       Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Bauru, SP
contato: 014-31036064


-----------------------------------------------
Concurso para professor efetivo de História da Filosofia da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

http://www.prgdp.ufla.br/site/?p=2147

data: A partir de 10/07/2013

3 vagas para professor adjunto (DE) de História de Filosofia.

Titulação mínima: doutorado em Filosofia.

Pontos:
1. Lógica e Ontologia.
2. Razão e Experiência.
3. Verdade e Justificação.
4. Intuição e Conceito.
5. Causa e Conhecimento científico.
6. Indução e Dedução.
7. Liberdade e Necessidade.
8. Teleologia e História.
9. Virtude e Felicidade.
10. Belo e Linguagem.

Conferir edital em http://www.prgdp.ufla.br/site/?p=2147

instituição: UFLA
inscrições: Até 14/06/2013
       Campus da UFLA - Lavras/MG
contato: (35)3829 1139


-----------------------------------------------
Concurso na área de Filosofia Antiga

http://http://www.goias.ufg.br/pages/46851

data: Julho 2013

DO CONCURSO:
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Filosofia Antiga.
NÚMERO DE VAGAS: 01 (uma).
REGIME DE TRABALHO: Dedicação Exclusiva - DE.
FORMAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Filosofia e Mestrado em Filosofia ou Letras.
PERFIL DESEJADO: Especialista em Filosofia Antiga.

DA INSCRIÇÃO:
Pelo sítio da UFG na Internet (www.ufg.br), por meio de preenchimento de formulário eletrônico, cuja cópia em papel deverá ser assinada e entregue durante o ato de instalação do concurso, e emissão de guia de recolhimento única (GRU), a ser paga dentro do período de inscrição.
A cópia digital da GRU e seu comprovante de pagamento deverão ser anexados à inscrição do candidato no sítio da UFG (www.ufg.br) até a data prevista para o encerramento das inscrições e os originais deverão ser entregues no ato de instalação do concurso.

instituição: Campus da Cidade de Goiás - UFG
inscrições: 03/06/2013 a 27/06/2013
       Av. Bom Pastor, s/n. º, CEP 76.600-000 – Goiás/GO
contato: 62 3371-2900



===============================================
CURSOS E SELEÇÕES
===============================================
-----------------------------------------------
Teoria da verdade e suas ramificações sistemáticas

http://www.faculdadejesuita.edu.br

data: 11-12/junho/2013

Minicurso ministrado pelo Prof. Lorenz Puntel da Ludwig-Maximilians Universität München - Alemanha, nas tardes de 11 e 12 de junho às 14,00h.
Promoção do Programa de Pós-graduação em Filosofia.
Entrada livre

instituição: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE/BH
inscrições: O ingresso é livre. Inscrições na Secretaria do Núcleo de Extensão ou no dia do evento. Certificado de participação no valor de R$10,00.
local: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE.
       Av. Dr. Cristiano Guimarães 2127 - Planalto - 31720-300  Belo Horizonte, MG
contato: secextensao@faculdadejesuita.edu.br, tel: (31) 3115-7013


-----------------------------------------------
Seleção para o Doutorado em Filosofia da UFG

http://pos-filosofia.filosofia.ufg.br/

Processo seletivo para a primeira turma de doutorado do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás.

instituição: Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás
inscrições: 07 a 21 de junho de 2013
local: Faculdade de Filosofia da UFG
contato: filosofia.ppg@filosofia.ufg.br



===============================================
PALESTRAS
===============================================
-----------------------------------------------
A unidade da filosofia e a pluralidade de correntes filosóficas: expressão da potencialidade criadora do pensamento, prova de autodesqualificação da filosofia ou problema solúvel/insolúvel

http://www.faculdadejesuita.edu.br

data: 13/junho/2013 às 10,00h

Palestra do Prof. Dr. Lorenz B. Puntel da Ludwig-Maximilians Universität München, Alemanha.
Ingresso livre.
Certificado de participação: R$10,00

instituição: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE/BH
local: Auditório Dom Helder Câmara
       Av. Dr. Cristiano Guimarães 2127 - Planalto - 31720-300  Belo Horizonte-MG
contato: secextensao@faculdadejesuita.edu.br, tel: (31) 3115-7013


-----------------------------------------------
Metafísica, Fenomenologia, Hermenêutica, Filosofia Sistemática: oposição, coexistência ou complementaridade?

http://www.faculdadejesuita.edu.br

data: 14/junho/2013

Diálogo entre o Prof. Dr. Lorenz B. Puntel (Universidade de Munique) e o Prof. Dr. João A. Mac Dowell (FAJE, BH)
Ingresso livre
Certificado de participação: R$10,00

instituição: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE/BH
local: Auditório Dom Helder Câmara - Campus da FAJE
       Av. Dr. Cristiano Guimarães 2127 - Planalto - 31720-300  Belo Horizonte-MG
contato: secextensao@faculdadejesuita.edu.br, tel: (31) 3115-7013