Estudos para concurso 2
Identidade
Pessoal
- Axioma Identidade.
- Identidade de objetos ao longo do tempo (navio de teseu)
- Identidade de um objeto com mente (identidade pessoal)
- Casos difíceis: (a) possesão espiritual (mesmo corpo, diferentes mentes), (b) troca de mentes (houve troca ou deixaram de existir), (c) múltiplas personalidade (mesmo corpo, diferentes pessoas/personalidades), (d) transplante cerebral (pessoa antiga x pessoa nova), (e) reencarnação (diferente corpo e diferente mente).
- Critério 1: mesmo corpo: A em t1 é a mesma pessoa que B em t2 sse A em t1 é o mesmo organismo físico que B em t2.
- Problema: estado vegetativo irreversível
- Problemas: casos a, b e c.
- Problema: caso d → mudar critério do corpo para critério do cérebro.
- Objeção: troca de mente sem troca de cérebro (neuro computer science).
- Critério 2: alma: A em t1 é a mesma pessoa que B em t2 sse A em t1 tem a mesma alma que B em t2.
- Problemas: a, e.
- Objeção (Locke): se a alma perder todas as memórias, crenças, desejos e o próprio corpo, ainda é a mesma pessoa?
- Locke (1632-1704): rejeita critério da alma e rejeita critério do corpo. Identidade pessoal é diferente de identidade de objetos comuns. A alma é considerada importante por ser a portadora da consciência (memórias, experiências, crenças, desejos, preferências etc). Assim, não é a alma que dá a identidade, mas os estados de consciência.
- Critério 3: sse A em t1 tem a mesma consciência que B em t2.
- Problema: especificar quais estados mentais, pois estes mudam continuamente (crenças mudam, personalidade muda etc).
- Solução (Locke): conexão entre estados mentais pela memória. (Se lembra de ter sido x, então você é o mesmo que x; se não lembra de ter sido x, então não é o mesmo que x).
- Objeção (Thomas Reid): criança-jovem-adulto (b lembra a, c lembra b, mas c não lembra a → identidade não transitiva)
- Solução (Baralow): se c se lembra diretamente de b e b de a, então c se lembra indiretamente de a. E lembrança indireta é o que é necessário para a identidade pessoal.
- Objeção: sempre haverá casos em que não lembramos de muitas coisas. Isso não significa que não somos as pessoas que não lembramos.
- Objeção: estado vegetativo.
- Objeção da amnésia: não há lembrança direta ou indireta. → Memória como critério não funciona.
- Reflexão: se a memória fosse apagada, mas persistissem traços de personalidade, seria a mesma pessoa? → trocar o critério da memória por critério “suficiente da vida mental preservada”.
- Critério 4: sse o suficiente dos estados mentais de A em t1 continua como estados mentais de B em t2.
- Objeção: “o suficiente” é vago.
- Objeção epistêmica: se a memória do indivíduo é importante para a identidade pessoal, porque as pessoas utilizam o critério do corpo para identificarem umas às outras?
- Resposta: porque imaginamos que o mesmo corpo porta a mesma consciência, dado que consciências não mudam de corpos rotineiramente. Se mudassem, não utilizaríamos tal critério.
- Hume: unidade da consciência é ilusão (nada dá a identidade pessoal) x Kant: unidade da consciência é parte do suj. transc.
- Descartes: identidade na substância mental (Obj. de Locke: atribuição de responsabilidade seria problemática)
- Contra Locke: (1) memória como critério é circular, pois pressupõe identidade, (2) não dá conta da prática comum, aonde as pessoas se esquecem das coisas.
- Pensar no caso do múltiplo upload.
- Fedro (Platão): sobrevivência à morte do corpo [Problema: se x morre e há um y muito parecido com x no além, seria x = y?] (dependeria das condições de persistência)
- Problema da evidência (o que nos permite identificar) x Problema da Persistência (o que permite o mesmo persistir)
- Evidências: memória e continuidade espaço-temporal [conflito: apagar memória de um e colocar nele a memória de um morto: ressurreição ou perda de memória?]
- O que é o eu? Material ou imaterial? Substâncias, aspectos de algo, ou processo/evento?
- Lewis: partes temporais de animais | Organismos biológicos: Inwagen | partes espaciais de animais: Parfit | almas imateriais | alma + corpo | coleções de estados mentais (bundle): Hume | nada: Wittgensteine Russell: não há eu. | Relação física bruta: Mackie.
- Persistência: o que é necessário e suficiente para um ser passado ou futuro ser alguém existente agora.
- Essencialismo pessoal: o que é uma pessoa num tempo é sempre uma pessoa, enquanto existir (pessoa x biological organism) (um organismo biológico não é essencialmente uma pessoa. Somos bio-organismos? Já fomos fetos/embriões?)
- Transplante cerebral: resposta define se aceitamos critério do corpo ou da mente.
- Objeções ao critério do cérebro (Fissão): transplante de ambos os hemisférios do cérebro para diferentes pessoas. → 2 eus? Se exterminar um dos hemisférios?
- Resposta: as duas pessoas já existiam e estavam sobrepostas no mesmo corpo (visão da ocupação múltipla ~ visão das partes temporais das pessoas (tetradimensionalismo) para resolver problema da fissão).
- Outras respostas: (a) você deixou de existir e agora existem duas pessoas diferentes de você, (b) fissão é morte (non-branching view).
- Problemas para b: morreríamos se 1 hemisfério fosse transplantado e o outro estivesse no lugar, mas sobreviveríamos se o hemisfério removido fosse destruído); além disso, ainda que copiássemos a mente de uma pessoa para outro recipiente sem fazer à mente da pessoa copiada, estaríamos matando a pessoa.
- Problema dos pensadores demais: fazem cópia de você, você apaga e acorda junto com a cópia. Você não tem como saber se você é ou não a cópia. [problema para o critério da memória] → solução: preferir continuidade física do que psicológica.
- Solução de Shoemaker: seres humanos não são conscientes; há apenas comportamento funcional
- Animalismo: Somos organismos (Ayer: body criterion) → não implica que todos os organismos são pessoas e nem que todos os organismos têm de ser orgânicos. Brute physical continuity (não existem pessoas imateriais).
- Objeção: caso do transplante.
- Resposta: o animalismo não responde a esse caso, mas dá conta das nossas intuições. Por exemplo, se alguém morre ou sobrevive, isso implica que um organismo humano morreu ou sobreviveu. Além disso, visão psicológica não pode dizer “eu fui um feto”, porque não há continuidade psicológica.
- Problemas externos para visões psicológica e animalista:
- Se organismos não pensam → é necessário uma abordagem das propriedades mentais.
- Se organismos não podem pensar → explicar como saber que não somos ele (indexicais).
- Temporal parts view ~ não há resposta para o problema da persistência (partes são relacionadas pela continuidade psicológica: Lewis). Mas a visão das partes temporais aceita muitas teorias distintas.