segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Kaspar Hauser e o Enigma do Viajante

 
 
Em "O Enigma de Kaspar Hauser", premiado longa-metragem do renomado diretor alemão Werner Herzog,  Bruno S. interpreta, brilhantemente, Kaspar Hauser, um homem que fora criado em cativeiro durante a maior parte de sua vida. Sem contato com o mundo exterior, mal conseguia andar e sabia pronunciar apenas a palavra cavalo. Após ter sido solto numa pequena cidade,  é acolhido pelos seus moradores, que se empenham em ensiná-lo como viver em sociedade. Em uma das cenas do filme, um professor faz o seguinte teste para averiguar as capacidades de raciocínio de Kaspar Hauser:
 
O enigma do viajante
 
Imagine duas aldeias vizinhas. Em uma delas, tudo o que os moradores falam é verdadeiro. Os moradores da outra aldeia, ao contrário, declaram apenas falsidades. Você está parado(a) numa estrada que leva até as duas cidades e avista um viajante que poderia ter vindo de qualquer uma delas. Para saber de que cidade ele vem, que pergunta você faria? Você pode fazer apenas uma pergunta.
 
Depois de pensar um pouco, vale a pena ver a resposta de Kaspar Hauser:
 

 

2 comentários:

Mayra Moreira da Costa disse...

A legenda tem um erro. Os dois pontos e as aspas da resposta formal foram colocados no lugar errado. A resposta começa antes, isso pode levar a dificuldades em entendê-la. Não encontrei outro vídeo sem esse erro.

rodrigo cid disse...

A mesma pergunta do filme "Labirinto". Eu perguntaria coisa parecida... "Está chovendo agora?"

Pesquise artigos filosóficos na internet

Loading