quinta-feira, 20 de setembro de 2012

GEOFF (Grupo de Estudos Online de Filosofia da Física)


O GEOFF (Grupo de Estudos de Filosofia da Física) é um grupo independente, sem vinculação direta com qualquer instituição. A participação é gratuita e aberta para qualquer pessoa, independentemente do nível de escolaridade e localidade. O grupo surgiu a partir da iniciativa de monitores do Projeto Filosofia da Física na UFOP (2008-2010) sob coordenação do professor Desidério Murcho e subsídio do Programa Pró-Ativa da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto.

O objetivo central do grupo é estimular a pesquisa e a produção em Filosofia da Física estabelecendo um ambiente de interação entre estudantes de diversas localidades. A interação online ocorre via grupo de e-mails e fórum de discussões.

Os trabalhos produzidos pelos participantes do GEOFF são discutidos e revisados por outros participantes. Para auxiliar a produção bibliográfica, eles têm a oportunidade de inscrever-se como integrantes de módulos de estudo e projetos de tradução, havendo ainda a liberdade de produção de trabalhos independentes. Tanto os módulos de estudo quanto os projetos de tradução são propostos e coordenados pelos próprios participantes do grupo.

Temos, também, como objetivo a divulgação de produções em Filosofia da Física e a facilitação do acesso a elas por meio dos recursos oferecidos via internet. Oferecemos, no site, um banco de dados sobre Filosofia da Física, com endereços de sites e links de obras livres disponíveis na rede. A ideia é que o site do GEOFF funcione, também, como um instrumento de auxílio aos estudos dos participantes e como um meio de acesso a trabalhos da área. O GEOFF apóia e incentiva o acesso irrestrito a obras via internet, mas oferece acesso somente a obras legalmente disponíveis. Acesse aqui nossa biblioteca virtual.