quinta-feira, 5 de julho de 2012

Philosophy Ideas Database

Uma ótima ideia de Peter Gibson e Marting Berry, o PhilosophyIdeas é uma ferramenta impressionante no que tange a pesquisa de ideias filosóficas. Com a aparência de uma simples ferramenta de busca em um site que não privilegia muito a aparência, o PhilosophyIdeas lhe dá um rápido e informativo resumo dos principais textos daquilo que você pesquisa. Vejamos um exemplo:

Ao acessar o site você pode ir em “All Themes in alphabetical order'” e ver a lista de temas disponíveis para busca (e ao lado uma simples frase que explica sobre o tema). Vejamos o primeiro tema, nomeadamente,  “A posteriori necessary” (Necessário A Posteriori). Ao lado do hiperlink para acessar o tema há uma frase que diz “knowing what has to be, by means of experience” (conhecer o que tem de ser por meio da experiência). Ao acessar o hiperlink você terá uma lista  de 9 ideias sobre o assunto, desde Yablo sobre Quine até Kripke e Jonathan Dancy. Cada uma das ideias são expressas em uma simples frase, como: “It is necessary that this table is not made of ice, but we don't know it a priori [Kripke]” (É necessário que esta mesa não seja feita de gelo, mas isso não é conhecível a priori). Acima desta lista de ideias sobre o tema há um link para expandir o que é dito em cada uma das ideias. O link se chama “expand these ideas”. Ao clicar neste link todas as ideias que apareciam como resumidas são estendidas, contendo assim a ideia completa, o local onde foi publicada esta ideia e a reação que esta ideia provocou. Vejamos a ideia que citamos. Ao ser estendida ela fica assim:

Full Idea: Although the statement that this table (if it exists at all) was not made of ice, is necessary, it certainly is not something that we know a priori.

From: Saul A. Kripke (Identity and Necessity [1971], p.180)

A reaction: One of the key thoughts in modern philosophy. Kit Fine warns against treating it as a new and exciting toy, but it is a new and exciting toy. Scientific essentialism, which I so want to be true, is built on this proposal.

(Ideia completa: Ainda que a afirmação que esta mesa (se ela existir) não foi feita de gelo é necessária, isto certamente não é algo que podemos saber a priori.

Conforme: Saul A. Kripke (Identity and Necessity [1971], p.180)

Uma reação: Uma das ideias chaves da filosofia moderna. Kit Fine adverte contra tratá-la como um novo e excitante brinquedo, mas ela é um novo e excitante brinquedo. O essencialismo científico, que eu tanto quero que seja verdadeiro, é construido sobre esta proposta.)

Com cada um dos temas há uma lista de ideias principais sobre o assunto e esse resumo. Usar esta ferramenta de pesquisa poderá poupar horas e horas de busca sobre as ideias principais de um tema. Objetiva e direta, esta ferramenta surpreende.