sexta-feira, 8 de junho de 2012

IV COLÓQUIO KANT DA SEÇÃO PARANÁ DA SOCIEDADE KANT BRASILEIRA: Ética e Política III SIMPÓSIO NACIONAL DE FILOSOFIA: Leituras Contemporâneas de Kant

06 a 08 de agosto de 2012





O IV COLÓQUIO KANT DA SEÇÃO PARANÁ DA SOCIEDADE KANT BRASILEIRA: Ética e Política é um evento itinerante que ocorre regularmente em universidades do estado do Paraná em que existe uma grande concentração de pesquisadores que se dedicam ao pensamento do filósofo. Somente para exemplificar as duas últimas edições ocorreram em Curitiba, na PUC-PR (em 2011) e em Guarapuava, na UNICENTRO (em 2009).

O IV COLÓQUIO KANT DA SEÇÃO PARANÁ DA SOCIEDADE KANT BRASILEIRA: Ética e Política e III SIMPÓSIO NACIONAL DE FILOSOFIA. Leituras Contemporâneas de Kant contará com a participação de destacados pesquisadores da obra do filosofo, têm por objeto estudar as contribuições de Kant para os diversos campos do conhecimento e da filosofia, sempre procurando realizar algum tipo de interlocução entre seu pensamento e o de outros grandes filósofos da história do pensamento.

Destaca-se o fato do evento ser prestigiado pelo presidente da Sociedade Kant Norte-Americana, Robert Louden, e também pelo presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, Vinicius Berlendis de Figueiredo, ambos presentes na qualidade de conferencistas, além de contarmos com outros conferencistas de grande destaque na pesquisa da área, como a própria coordenadora do Grupo de Trabalho Kant da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, Maria de Lourdes Borges.

organização: Aguinaldo Pavão
Andrea Faggion
Charles Feldhaus
participantes: PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

INÍCIO DO EVENTO

SEGUNDA-FEIRA: 06/08/2012 (UEL)

14:00 – Conferência
COERÇÃO PÚBLICA E LIBERALISMO EM KANT - Aguinaldo Pavão (Universidade Estadual de Londrina - UEL)
15:00 – Conferência
Notas libertárias acerca da justificativa kantiana para programas estatais de combate à pobreza – Andréa Luisa Bucchile Faggion (Universidade Estadual de Maringá – UEM)

16:00 – Conferência
Considerações acerca da interpretação habermasiana acerca do projeto kantiano a respeito de uma paz mundial – Charles Feldhaus (Universidade Estadual de Londrina - UEL)

19:15 – Conferência

Kant e a representação histórica – Daniel Tourinho Peres (Universidade Federal da Bahia - UFBA)
20:45 – Conferência

A ideia kantiana e a filosofia da história - Vinicius de Figueiredo (Universidade Federal do Paraná - UFPR/CNPq)



TERÇA-FEIRA: 07/08/2012 (UEL)

09:00 – Conferência

Esquemas como casos paradigmáticos de conceitos - Tiago Fonseca Falkenbach (Universidade Federal do Paraná - UFPR)
10:00 – Conferência

Considerações acerca da exclusão da Moral do âmbito da Filosofia transcendental na Crítica da Razão Pura - Luis Cesar Yanzer Portela (Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE)


14:00 – Conferência

Cosmopolitical Unity: Kant on the Final Destiny of the Human Species - Robert Louden (University of Southern Maine)
15:00 – Conferência
Emocões, Mal Moral e Deliberacão em Kant - Maria de Lourdes Alves Borges (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)

16:00 - Conferência

Um “sonho lúcido”: o conceito kantiano de experiência à luz da Sexta Meditação - Marco Antonio Valentim (Universidade Federal do Paraná - UFPR)

19:15 – Conferência

Investigação da orientação reformista da social democracia alemã no quadro da concepção kantiana de Estado - Fábio César Scherer (Humboldt Universität zu Berlin e Bolsista da Fundação Alexander von Humboldt)


20:15 – Conferência


Considerações sobre o estatuto reflexivo do conceito de “natureza” na Crítica da faculdade de Juízo (1790) de Immanuel Kant - Luciano C. Utteich (Universidade do Oeste do Estado do Paraná - UNIOESTE)


QUARTA-FEIRA – 08/08/2012

09:00 – 12:00 – Comunicações

14:00 – 18:00 – Comunicações

19:15 – 22:00 – Conferência

Refutação do Idealismo: Kant contra o anátema de Jacobi Pedro Costa Rego (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

22:00 – Encerramento


apoio: Fundação Araucária
Mestrado em Filosofia da UEL
Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea (UEL)
Especialização em História e Filosofia da Ciência (UEL)
instituição: Universidade Estadual de Londrina
inscrições: 01/06 a 06/07 de 2012 e durante o evento
submissões: 01/06 a 06/07 de 2012
normas: Os resumos deverão apresentar: um único parágrafo em editor de texto do Word; no mínimo 500 palavras e no máximo 800 palavras; Fonte Times New Roman e corpo 12; espaçamento entre linhas simples; alinhamento do parágrafo justificado; margem esquerda e superior3 cme inferior e direita2,5 cm. Inicialmente deverá ser indicado o TÍTULO DA COMUNICAÇÃO, em caixa alta e negrito, com alinhamento centralizado; abaixo do título indicar o Nome do Autor e Instituição (se houver) com alinhamento à direita; abaixo do autor indicar o endereço eletrônico para contato com alinhamento à direita.

Informações Adicionais

* Um mesmo participante poderá submeter à aprovação apenas um trabalho.

* O valor da inscrição de autores de trabalhos será de R$50,00 (cinquenta reais).

*Cada comunicação terá, aproximadamente, 20 minutos para a apresentação seguidos de 10 minutos para debates.

* Um mesmo trabalho poderá apresentar até, no máximo, dois autores. Os autores de comunicações receberão um certificado de apresentação de comunicação em evento científico, condicionado à apresentação do trabalho e ao pagamento da taxa de inscrição. Os trabalhos que apresentarem mais de um autor todos os autores deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

* Os resumos dos trabalhos apresentados serão publicados nos Anais.
Maiores Informações consultar: http://coloquiokant.wordpress.com/
local: Sala de Evento do CLCH - UEL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – Centro de Letras e Ciências Humanas - Departamento de Filosofia - Mestrado em Filosofia. Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445) Km 380 CEP 86.051-900 – Londrina – PR Campus UEL

Nenhum comentário:

Pesquise artigos filosóficos na internet

Loading