quarta-feira, 23 de maio de 2012

I Minicurso de Filosofia no Inverno da UFOP.


A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) sediará entre os dias 17 e 19 de julho o I Minicurso de Filosofia no Inverno, contanto com a apresentação do Prof. Otávio Bueno (Universidade de Miami) intitulada "Nominalismo e Empirismo na Matemática e nas Ciências". Este minicurso, organizado pelo Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFOP, espera inaugurar uma série de minicursos de férias para facultar aos estudantes de filosofia um bom motivo para ficarem na faculdade estudando.

O Professor Otávio Bueno é considerado hoje  como um dos filósofos brasileiros de maior importância nos debates contemporâneos internacionais de filosofia. Graduado e mestrado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), tendo seu doutoramento também em filosofia pelaLeeds Metropolitan University, hoje é professor adjunto e chefe do departamento de filosofia da Universidade de Miami. Tem como colegas de departamento filósofos de renome internacional, tal como Susan Haack, Colin McGinn e Michael Slote. Além de seu trabalho como professor e pesquisador, Bueno tem hoje uma forte presença nos debates contemporâneos no que tange filosofia da ciência, da lógica e empirismo.
O minicurso que Bueno ministrará neste inverno, em linhas muito gerais, trata-se de saber se uma perspectiva inteiramente empirista consegue dar conta da natureza da matemática e de ciências empíricas como a física. Uma perspectiva empirista tende a rejeitar entidades abstratas ou universais, privilegiando entidades concretas e particulares. Todavia, esta perspectiva enfrenta várias dificuldades, nomeadamente no que respeita a fornecer explicações adequadas dos objetos matemáticos e das entidades teóricas não-observadas. O I Minicurso de Filosofia no Inverno apresentará os últimos desenvolvimentos nesta área, contribuindo assim para a atualização dos conhecimentos de professores e alunos participantes.

Confirma maiores informações de valores e inscrição no site do ENPF: www.enpf.org