sexta-feira, 27 de abril de 2012

SONHAR TV


SONHAR TV é um movimento para discussão coletiva que visa refletir sobre o que seria uma hipotética televisão dos sonhos para a sociedade. Comprometido com profunda pesquisa dos agentes envolvidos na produção e consumo da televisão e suas propostas, o projeto pretende, a longo prazo, estimular uma nova maneira de compreender o meio e estimular o desenvolvimento de formatos televisivos inovadores. O primeiro movimento desta iniciativa consiste no lançamento da plataforma SONHAR TV na internet, um espaço pensado para a discussão plural sobre a televisão. A plataforma abriga e disponibiliza ao público vídeos e textos relacionados aos temas das discussões, fortuna crítica e registros audiovisuais de entrevistas com personalidades dos diversos elos da cadeia produtiva televisiva – dos acadêmicos aos produtores, dos artistas aos críticos, dos executivos de TV ao público consumidor. Nossa meta é que o portal se torne uma fonte permanente de informação e referência, para que executivos e criativos busquem alternativas inovadoras para o aprimoramento da televisão.

A plataforma reúne conteúdos gerados a partir do envolvimento de grandes teóricos do Brasil, como Arlindo Machado, Renato Janine Ribeiro, Esther Hamburger e Eugênio Bucci; produtores e executivos como Zico Goes e Nelson Hoineff; dramaturgos, como Marcílio Moraes e Newton Cannito; diretores e criativos como Tadeu Jungle, Nilton Travesso e Del Rangel; além de personagens do meio, como Danilo Gentili.

O segundo movimento da iniciativa será a realização do 1o Seminário Internacional SONHAR TV, na Cinemateca Brasileira, amplificando a discussão iniciada na rede através de debates presenciais que agreguem realizadores e convidados internacionais, além de personalidades do universo audiovisual brasileiro. As palestras serão organizadas para provocar o público e estimulá-lo a expandir este movimento de reflexão sobre televisão para além dos espaços já estabelecidos pelo projeto, invadindo os mesmos lugares cotidianos onde está presente a televisão: nas conversas em casa, no trabalho e instituições de ensino. SONHAR TV é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil (SAv/MinC), realizado pela Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), sob a gestão e produção da Academia de Cultura, empresa do Grupo INK.

As opiniões dos entrevistados são pessoais e não refletem, necessariamente, a opinião do SONHAR TV.