terça-feira, 17 de abril de 2012

I CONFERÊNCIA DE EPISTEMOLOGIA SOCIAL: Sobre a dimensão social do conhecimento

22, 23 e 24 de Maio de 2012
PUCRS (Porto Alegre, RS)


http://epistemologiacontemporanea.wordpress.com/ 
O Evento contará com o lançamento oficial do GP Epistemologia Social (CNPq) e do livro “Epistemologia Social: sobre a dimensão social do conhecimento”.

O GP Epistemologia Social se propõe a um estudo filosófico da dimensão social do conhecimento, tendo o seu foco tanto sobre questões teóricas quanto aplicadas. A Epistemologia Social cresceu de modo extraordinário ao longo dos últimos 25 anos, estabelecendo-se como um dos esteios da filosofia contemporânea. Ela é significativa em virtude do papel central que a sociedade tem nos processos de formação do conhecimento. Em nossos dias, o interesse sobre a dimensão social do conhecimento, seja sobre o processo de produção, ou sobre a sua socialização, ou sobre a disponibilização de informações ou, ainda, sobre a sua natureza, tem alcançado várias áreas além da filosofia. Para uma descrição dos objetivos e da abrangência da Epistemologia Social ver o artigo de Alvin Goldman “Social Epistemology” na The Stanford Encyclopedia of Philosophy (ISSN 1095-5054). Exemplos de trabalhos recentes podem ser encontrados na revista Episteme: A Journal of Social Epistemology (ISSN 1742-3600). Entre os temas de interesse estão: epistemologia do testemunho, epistemologia do desacordo, confiança intelectual, epistemologia de grupos (científicos), racionalidade de grupo, atribuição de conhecimento (de grupo), crenças coletivas, agência epistêmica coletiva, relativismo epistemológico, contextualismo epistemológico, comunitarismo epistemológico, epistemologia da democracia, epistemologia das redes de comunicação. O GP inclui professores que mantém um forte vínculo intelectual com o debate contemporâneo em língua inglesa. A produção intelectual do GP Epistemologia Social envolve alunos de graduação e pós-graduação e é divulgada através de publicações e eventos científicos. Dada sua ampla abrangência, o GP Epistemologia Social também pretende manter um contato interdisciplinar com o intuito de construir um quadro unificado e uma agenda mais detalhada para o debate dessa área da Epistemologia que se encontra em crescente expansão.

São estimulados textos sobre: epistemologia do testemunho, epistemologia do desacordo, confiança intelectual, epistemologia de grupos (científicos), racionalidade de grupo, atribuição de conhecimento (de grupo), crenças coletivas, agência epistêmica coletiva, relativismo epistemológico, contextualismo epistemológico, comunitarismo epistemológico, epistemologia da democracia e epistemologia das redes de comunicação.


Palestrantes Confirmados:

Adriano N. de Britto (UNISINOS)                

Claudio de Almeida (PUCRS)           

Felipe M. Müller (PUCRS)

Jesse Prinz (CUNY, EUA)

Nythamar de Oliveira (PUCRS)

Roberto H. Pich (PUCRS)

 Shaun Nichols (UA, EUA)

Tiegüe V. Rodrigues (PUCRS)

Noel Struchiner (PUC-Rio)

Comissão Organizadora:

Felipe M. Müller (PUCRS), Tiegüe V. Rodrigues (PUCRS); Claudio de Almeida (PUCRS), Nythamar de Oliveira (PUCRS),  Doraci Engel (Mestrando-PUCRS), José Leonardo Ruivo (Mestrando-PUCRS), Patrícia Ketzer (Doutoranda-PUCRS).

Comitê Científico:

Felipe M. Müller (PUCRS), Tiegüe V. Rodrigues (PUCRS), Danilo Marcondes de Souza Filho (PUC-Rio), Claudio de Almeida (PUCRS), Nythamar de Oliveira (PUCRS), Noel Struchiner (PUC-Rio), Adriano N. de Britto (UNISINOS), Alexandre M. Luz (UFSC), Carlos Sartori (UFSM), Emmerson Valcarenghi (UFPI).

Data limite para envio de resumos (até 500 palavras) para comunicações:

- 26 de Março de 2012

Os resumos submetidos serão avaliados pelo Comitê Científico do evento e a resposta será enviada por email até o dia 16 de Abril.

E-mail para envio dos resumos: gpepistemologiasocial@gmail.com


Data limite para submissão de artigos para os interessados em publicar no volume “Epistemologia Social: a dimensão social do conhecimento”:

 - 26 de Março de 2012.

Os artigos submetidos serão avaliados pelo Comitê Científico do evento e a resposta será enviada por email até o dia 16 de Abril.

Normas:

1) Os textos devem estar já revisados.

2) O tamanho do texto não deverá ultrapassar 25 páginas, incluindo referências bibliográficas.

3) Fonte: Times New Roman, tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5.

4) Todas as referências bibliográficas devem ser feitas ao longo do texto (em nota de pé de página).

5) Os textos devem ser enviados em formato doc para: gpepistemologiasocial@gmail.com

** Interessados em apresentar comunicações e também em publicar no volume devem se inscrever enviando emails separadamente: um somente com resumo e outro com o artigo.

Inscrições:

As inscrições para o evento serão gratuitas e devem ser feitas através do seguinte email: gpepistemologiasocial@gmail.com

O email deve conter as seguintes informações: nome, titulação, instituição, endereço postal e endereço eletrônico.

Site do evento:  http://epistemologiacontemporanea.wordpress.com/

Informações pelo email:gpepistemologiasocial@gmail.com ou pelo telefone (51) 33203554. O Cronograma Completo do evento será divulgado no dia 30 de Abril.