sexta-feira, 13 de abril de 2012

Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo na FLUP





https://www.facebook.com/events/193993544042147/

Língua de Ensino
Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Introduzir os formandos no ³pensamento crítico contemporâneo² (com tudo o
que esta designação tem de convencional), através de alguns dos seus nomes
mais significativos. Estes pensadores são incontornáveis no sentido de se
perceber o mundo em que vivemos. Em cada uma das oito sessões será abordado
um autor, através de uma síntese do seu pensamento e da análise de um texto.

Programa
Apesar do carácter também convencional desta arrumação por "escolas de
pensamento", eis os autores a abordar:

1 ­ Estruturalismo: Jacques Lacan
2 ­ Pós-estruturalismo: Michel Foucault
3 ­ Pós-estruturalismo: Jacques Derrida
4 ­ Feminismo (2ª geração): Judith Butler
5 ­ Pós-marxismo: Giorgio Agamben
6 ­ Pós-marxismo: Slavoj Zizek
7 ­ Pós-modernidade : Jean Baudrillard
8 ­ Pós-modernidade: Jean-François Lyotard

Métodos de Ensino
As sessões serão activas, articulando a componente expositiva, a análise de
textos a distribuir, e o debate com os formandos, possibilitando uma
interacção entre formador e formandos.

Vítor Oliveira Jorge
Professor catedrático aposentado da Faculdade de Letras da UP
Professor of the Faculty of Arts of the University of Porto, retired
Professeur de la Faculté des Lettres de Porto (en retraite)