domingo, 15 de abril de 2012

Chamada para Artigos de Investigação Filosófica



http://www.investigacaofilosofica.com/

O Periódico Investigação Filosófica (ISSN 2179-6742) faz a sua chamada para a publicação de artigos no seu quarto número (vol. 3, n. 1) e convida a todos os pesquisadores em Filosofia a submeterem seus textos. Aceitamos submissões de artigos, resenhas, comunicações, traduções autorizadas e entrevistas, e não discriminamos graduandos ou pós-graduandos. Todos os textos são avaliados anonimamente por membros do corpo editorial ou por algum parecerista externo escolhido por tais membros.

A próxima edição será publicada em Junho/Julho de 2012. E a data limite da submissão para a publicação nesse número é dia 15/06/2012.

São aceitos para a publicação os seguintes formatos de texto:

Artigos Filosóficos: consideramos para a publicação dois tipos de artigos filosóficos, a saber, os expositivos e os investigativos. Os primeiros visam expor problemas filosóficos juntamente com as respectivas teorias que tentam resolvê-lo e com as objeções que existem contra essas teorias. Os segundos visam expor alguma solução original para algum problema filosófico ou propor uma objeção inovadora a alguma teoria filosófica. Não limitamos o número de páginas dos artigos, mas indicamos que preferimos artigos de até 15 páginas. Os artigos devem ser escritos em Times, tamanho 12 e espaçamento 1, com a menor quantidade de formatações possível e preparados para a avaliação anônima.

Resenhas: consideramos para a publicação dois tipos de resenhas, a saber, as resenhas críticas e as resenhas meramente expositivas. As primeiras expõem algum artigo, capítulo de livro ou livro, criticando argumentos apresentados no texto. As segundas expõem algum artigo, capítulo de livro ou livro, mas enfocam-se em sistematizar os textos apresentados em (i) objetivos centrais, (ii) teses defendidas e (iii) argumentos utilizados, além de apresentar como os textos resenhados se enquadram no conjunto de teorias que existem para tentar resolver um certo problema filosófico. Não limitamos o número de páginas das resenhas e elas devem ter a mesma formatação dos artigos. Sugerimos que as resenhas sejam construídas levando-se em conta o caráter pedagógico que elas podem ter.

Traduções: aceitamos traduções de quaisquer textos de dentro da filosofia, seja de domínio público ou não. No caso de não ser de domínio público, o tradutor deve enviar junto com a tradução tanto a autorização do autor, quanto a do editor do texto original. Também aceitamos traduções para a língua portuguesa ou para a língua inglesa dos artigos publicados no periódico Investigação Φ Filosófica ou dos textos publicados primeiramente no Blog Investigação Φ Filosófica. A formatação é a mesma dos artigos. É interessante que o tradutor faça uma introdução ao texto traduzido, embora isso não seja essencial.

Diálogos: os diálogos são textos compostos de dois ou mais personagens conversando, como os diálogos platônicos. Consideramos que esse formato de texto é filosoficamente interessante, pois exemplificam a forma como os filósofos conversam entre si, e podem introduzir os estudantes a um dos métodos de investigação filosófica. A formatação é como a dos artigos, mas o texto deve ser composto apenas da fala dos personagens.

Entrevistas: aceitamos entrevistas realizadas com pesquisadores em Filosofia. Nosso critério para a aceitação neste gênero é a relevância filosófica das investigações do entrevistado e das perguntas do entrevistador. O formato do texto deve ser idêntico ao dos diálogos, e a formatação é tal como a dos artigos.

Respostas: as respostas aos artigos, resenhas e diálogos publicados devem, primeiramente, enfocar e expor as teses e argumentos do texto do qual ela é uma resposta, e depois prover o mais sistematicamente possível a resposta para tais teses e argumentos. Pedimos que os textos de respostas sejam curtos, a fim de que possamos dar ao autor o direito de uma pequena tréplica.

Submissões: 
até 15/06/2012

Normas de Submissão: 
http://www.investigacaofilosofica.com/p/normas-para-publicacao.html

Contato: 
ifilosofica@gmail.com

Nenhum comentário:

Pesquise artigos filosóficos na internet

Loading