quinta-feira, 8 de março de 2012

Conferência: Can viruses make us human? Addiction and social cooperation as viral, com Luís P. Villarreal (Center for Virus Research, University of California at Irvine, USA)

20 de Março às 18h00 
Universidade de Lisboa
Auditório da Faculdade de Ciências


O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) promove no próximo dia 20 de Março uma conferência com o nome “Can viruses make us human?”, proferida pelo Prof. Luís P. Villarreal, Virologista e Director do Centro para a Pesquisa de Vírus da Universidade da Califórnia em Irvine.

Esta conferência inaugura o ciclo “Rethinking Biology and Evolution - new approaches to the new century”, organizado pelo Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, a decorrer durante este ano. Além disso, no dia 22 de Março o Prof. Luís P. Villarreal  ministra também um workshop intitulado “Viruses and the Three of Life, Unending source of self”. 

"Como muitos outros cientistas de renome, Luis Villarreal é apaixonado pela sua pesquisa. Ele escreve sobre a relação evolutiva entre os vírus e seus hospedeiros, incluindo os seres humanos. Podem os vírus tornar-nos humano? Serão os vírus entidades vivas? Como é que se define vida? "

 (Pedro Simas, Instituto de Medicina Molecular)

"Thus viruses may well be the unseen creator that most likely did contribute to making us human."
(Villarreal, 2003)

Luís P. Villarreal defende que os vírus desempenham um papel fundamental na evolução das espécies, levando os hospedeiros a adquirirem identidades moleculares novas e complexas. Uma das questões que o virologista coloca é saber se o desenvolvimento de atributos específicos dos seres humanos, como a aprendizagem associativa, por exemplo na criação de laços familiares, sociais e culturais, terão sido influenciados pelos vírus. O Prof. Luís P. Villarreal está disponível para entrevistas sobre este tema.

Luís P. Villarreal é Doutorado em Bilogia pela Universidade da Califórnia (San Diego, 1975) e Pós-Doutorado pelo Departamento de Bioquímica da Universidade de Stanford. Actualmente é Director do Centro para Pesquisa de Vírus na Universidade de Califórnia em Irvine. As suas principais áreas de investigação são as implicações biológicas nas infecções persistentes por vírus e propôs modelos evolucionários que desafiam a nossa visão actual na interacção entre os vírus e os hospedeiros. 

Para mais informações sobre esta conferência:
Site do ciclo "Rethinking Bilogy and Evolution - new approaches to the new century" - http://cfcul.fc.ul.pt/biology2012.html
Informação sobre a conferência do Prof. Luis P. Villarreal - http://cfcul.fc.ul.pt/bio/conferenceI.html
Informação biográfica sobre o Prof. Luis P. Villarreal - http://cfcul.fc.ul.pt/bio/LuisVillarreal.html
Poster da conferência do Prof. Luis P. Villarreal - http://cfcul.fc.ul.pt/bio/PosterVillarreal.jpg
Fotografia do Prof. Luis P. Villarreal - http://cfcul.fc.ul.pt/bio/Villarreal.jpg
Informações sobre o CFCUL - http://cfcul.fc.ul.pt    


Ou contactar: Márcia Belchior, 217 500 365.