sábado, 31 de março de 2012

Colóquio Internacional Rousseau 300 anos

18 a 21 de setembro de 2012 


Comemoração do tricentenário de nascimento de Rousseau Por ocasião do tricentenário do nascimento de Jean-Jacques Rousseau, em 2012, várias comemorações terão lugar em diversos países, sob os auspícios da Société Jean- Jacques Rousseau de Génève, e que conta também com o apoio da Voltaire Foundation (Oxford), o Institut et Musée Voltaire (Génève), além de centros de pesquisa de numerosas universidades. Nesta ocasião, será também lançada, pelas Edições Garnier, de Paris, uma edição do tricentenário das obras completas de Rousseau, da qual farão parte, como membros da equipe de editores, os professores brasileiros Luiz Fernando Franklin de Matos da USP, Maria Constança Peres Pissarra, da PUC de São Paulo, Maria das Graças de Souza da USP e Ricardo Monteagudo, da UNESP. Os departamentos de Filosofia da USP e da PUC de São Paulo associar-se-ão a estas comemorações, visando fortalecer a cooperação com pesquisadores e instituições brasileiros e estrangeiros, propiciar o debate sobre as idéias do filósofo genebrino do ponto de vista da filosofia, das artes, da crítica da cultura e da política, além de oferecer ao grande público o contato com uma obra cujo conteúdo contribui para a reflexão sobre diversas questões contemporâneas.

COLÓQUIO INTERNACIONAL

Datas: 18 a 21 de setembro de 2012

Departamento de Filosofia da PUC/SP

Departamento de Filosofia da USP

Apoio: Unicamp, Unifesp, Unesp, Consulado francês em São Paulo, Consulado Suiço
em São Paulo, TUCA/Teatro da PUCSP, OSESP/Orquestra Sinfônica de São Paulo,

Comissão Organizadora:

Luiz Fernando Franklin de Matos (USP)

Maria Constança Peres Pissarra (PUC/SP)

Maria das Graças de Souza (USP)

Tema: “Eu sou outro” (Confissões, Preâmbulo).

A afirmação “Eu sou outro”, que Rousseau escreve no início de suas Confissões, será o eixo temático a partir do qual serão organizadas as conferências e comunicações e demais atividades do Colóquio. Esta afirmação remete, em primeiro lugar, aos chamados escritos autobiográficos, a saber, as Confissões, os Devaneios de um caminhante solitário e os Diálogos. Neste horizonte, o tema refere-se principalmente à oposição singularidade/ alteridade, e à vontade de sinceridade e transparência que se manifesta nestes textos.

Mas a passagem do “eu” ao “outro” permite também a reflexão sobre outros aspectos da obra de Rousseau. Se considerarmos, por exemplo, o Segundo discurso, o homem civilizado é, de certa forma, o “outro” do homem natural, assim como, no Contrato social, esta passagem recobre aquela que se dá entre o homem, considerado “como um todo”, e o cidadão, considerado como “uma fração do todo”. Ainda no Contrato, a oposição entre “eu” e o “outro” corresponderia à relação entre representante e representado, e, portanto, à crítica de Rousseau à representação política.

Finalmente, o tema permitirá a abordagem dos textos literários, das peças para teatro, dos textos sobre a música e sobretudo da Carta a d’Alembert. O Narciso, por exemplo, põe em cena o personagem real e sua imagem, e a relação especular é que orienta, por assim dizer, a mensagem da peça. No caso da música, a oposição entre harmonia e melodia marca a posição de Rousseau em relação à capacidade expressiva da música. Enfim, na Carta a d”Alembert, a crítica ao teatro francês e o elogio das festas populares nos trazem de volta, de um lado, ao tema dos textos autobiográficos e à exigência de transparência nas relações entre os homens, e, de outro, nos permite retornar ao Contrato e aos mecanismos de fortalecimento da coesão social.

Convidados estrangeiros que já confirmaram sua presença

Alain Grosrichard (Université de Genève)

Bruno Bernardi (Agregé de Philosophie e Directeur de Recherche)

François Jacob (Institut et Musée Voltaire – Genebra)

Ghislain Waterlot (Université de Genève)

Jacques Berchtold (Universidade de Paris IV- Sorbonne)

Gabrielle Radica (Universté de Picardie Jules Verne)

Jacqueline Waeber (Duke University)

Inscrições:

De 01 de abril a 15 de maio de 2012

Dados para a de inscrição:

Nome:

Instituição:

Vínculo institucional:

Título e resumo: 800 toques

As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail: rousseau300anos@pucsp.br

Observações:

1-No encerramento do colóquio. haverá um concerto da Sala São Paulo no dia 21, às 21 horas, precedida de uma conferência sobre a música francesa no século XVIII, e a OSESP oferecerá ingressos aos participantes a preços reduzidos. Se você deseja participar desta atividade, por favor confirme, para que possamos comunicar à orquestra o número de participantes do colóquio que irão assistir ao concerto. Comunicaremos tão logo for possível o preço dos ingressos.

( ) Desejo assistir ao concerto

2- A comissão organizadora solicitará recursos às agências financiadoras para as despesas de viagem e hotel para todos os participantes doutores. Se você é bolsista 1 do CNPq ou puder contar com recursos de sua instituição, favor comunicar ao inscrever-se.

3- Para informação sobre outras atividades comemorativas dos 300 anos do nascimento
de Rousseau, consulte o site http://www.pucsp.br/rousseau300anos/