domingo, 25 de março de 2012

Abaixo Assinado aos Comites da CAPES para Lógica


Nós, pesquisadores e estudantes em Lógica que abaixo assinamos, acreditamos que o Qualis é um processo dinâmico, que é da sua natureza ser reavaliado continuamente. Acreditamos na universalidade do pensamento cientifico e que a diversidade de áreas de pesquisa é um patrimônio da comunidade acadêmica nacional e internacional. Nós entendemos que o Qualis deve expressar a consciência da qualidade dos periódicos científicos de uma área do conhecimento. Dentro desse espírito, apresentamos ao Qualis uma proposta de classificação de algumas revistas especializadas em Lógica e assuntos relacionados. 

No que se refere à situação da Lógica no Qualis, notamos que várias entre as melhores revistas de Lógica sequer possuem uma classificação nas áreas relevantes. Outras apresentam, segundo o Qualis-2009, uma classificação incompatível com a qualidade das mesmas. Para formular uma proposta coerente, consideramos a divisão da Lógica em Lógica Matemática, Lógica Filosófica e Lógica Computacional. Por isso a proposta abrange três áreas de avaliação. A tabela (siga o link) contendo nossas sugestões de avaliação encontra-se anexa à carta que explica em detalhes os motivos e a estrutura da proposta.

Esperamos que a CAPES, através de seus comitês assessores e dos estimados colegas que os integram, se disponha a acatar nossas sugestões de classificação e, em alguns casos, de reclassificação das revistas de Lógica. Com a conviccção de que a proposta foi discutida com os lógicos da lista eletrônica Logica-l, um dos meios de comunicação representativos de nossa comunidade, apresentamos nosso apoio à referida carta com a proposta de reavaliação/reclassificação dos periódicos de Lógica Filosófica, Computacional e Matemática no Qualis da CAPES. 

(Com a intenção de facilitar e fazer mais rápida  a assinatura desse abaixo-assinado, pedimos aos colegas que `comentem’ com o seu nome, afiliação, e qualquer informação extra que queiram transmitir. A Logica-l tem quase 400 assinantes, se conseguirmos um quarto desse numero de assinaturas estaremos numa boa situação, acreditamos.)