segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Maquiavel e Maquiavelismo




Autor: António Bento (org.) e outros

Editora: Edições Almedina

Coleção: Extra Coleção

ISBN: 978-972-404-737-9

N.º págs.: 208




Sobre o livro:

Terá Maquiavel fundado a análise da política moderna? E terá também Maquiavel estabelecido, de um modo eficaz e duradoiro, as próprias regras da comunicação política moderna? A possibilidade de uma resposta positiva a estas duas perguntas obriga a uma reflexão sobre o significado político do chamado «maquiavelismo» na contemporaneidade. E uma tal reflexão é tanto mais necessária quanto mais o controlo político da comunicação é hoje um assunto de agenda, um assunto suficientemente sério para que possa ser entregue, sem mais, nas mãos apenas dos seus profissionais ? tanto nos profissionais da política como nos profissionais da comunicação política. Mas o que é, afinal, o «maquiavelismo» senão um termo com um significado eminentemente flutuante, cujo sentido varia de acordo com os interesses e as inimizades de quem ocasionalmente o usa como arma de arremesso político?



Autores:

ANTÓNIO BENTO (org.) é doutor pela Universidade da Beira Interior (UBI). É membro do Instituto de Filosofia Prática (IFP) e do Centro de Estudos Judaicos (CEJ), ambos funcionando na UBI. É membro do editorial board da revista Machiavelli and Machiavellism integrada no Progetto Hypermachiavellism. A sua investigação centra-se nas áreas da Teoria Política, da Filosofia Política e dos Estudos Judaicos.

DIOGO PIRES AURÉLIO é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador no Instituto de Filosofia da Linguagem.

MIGUEL MORGADO é Professor Auxiliar no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica. É assessor político do Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho.

LUÍS SALGADO DE MATOS é Doutor em Sociologia Política pela Universidade de Lisboa e Agregado em Instituições Políticas pela Universidade Nova de Lisboa.

JOÃO DE ALMEIDA SANTOS foi Professor nas Faculdades de Letras das Universidades de Coimbra e de Roma. Foi assessor político do ex-Primeiro-Ministro José Sócrates.

RUI BERTRAND ROMÃO é Professor na Universidade da Beira Interior e investigador no Instituto de Filosofia da Linguagem da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

MANUEL ANXO FORTES TORRES é Professor de Filosofia no Instituto de Educación Secundaria "Auga da Laxe", em Gondomar (Pontevedra , Galiza).