quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Filosofia com Crianças e Jovens

Os Projectos FILÓSOFOS A BRINCAR e JOVENS FILÓSOFOS são desenvolvidos por Tomás Magalhães Carneiro, investigador do Grupo de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto – Grupo OFFilo. Este projecto, inspirado nas propostas pedagógicas em Filosofia com Crianças de Mathew Lipman, Oscar Brenifier e Peter Worley, visa desenvolver nas crianças competências de raciocínio, comunicação e socialização fundamentais. Através do Diálogo entre os alunos procura-se fomentar a sua curiosidade natural trabalhando ao mesmo tempo a sua capacidade de verbalizar aquilo que pensam, de cooperarem na resolução de problemas e desenvolverem o seu espírito crítico e criativo face ao mundo. O exercício do Diálogo é uma excelente forma de se criar uma comunidade de investigação entre os alunos que, dessa forma, são naturalmente levados a ouvirem-se uns aos outros e a pensarem em grupo com a ajuda de um facilitador/filósofo sobre os problemas que vão surgindo nas diversas sessões de filosofia. O programa de Filosofia com Crianças é uma importante forma de os alunos desenvolverem auto-confiança, de perderem o medo de falar em público e de se esforçarem por compreender e ser compreendidos pelos outros.

Contextualização

As sessões de Filosofia com Crianças que desenvolvemos enquadram-se no chamado paradigma socrático que atribui grande importância à aprendizagem cooperativa em “comunidade de investigação” através do diálogo entre os alunos. Segundo este paradigma todo o conteúdo das sessões deverá ser tratado pelos alunos, tendo o facilitador apenas a função de provocar e dirigir de uma forma subtil o questionamento filosófico e não ensinar ou divulgar as doutrinas dos filósofos. Segundo este modelo “socrático” de ensino  cabe inteiramente ao grupo o papel de clarificar e pensar filosoficamente os conteúdos da sessão, sendo que ao facilitador compete apenas zelar para que estejam presentes as condições que permitem ao grupo prosseguir a sua investigação.

Objectivos

Durante um curso de Filosofia com Crianças procura-se que os alunos desenvolvam e pratiquem várias competências filosóficas tais como:

- Formular questões claras e pertinentes

- Desenvolver capacidades argumentativas e de pensamento crítico.

- Desenvolver o pensamento autónomo e criativo.

- Aprofundar intelectualmente as suas experiências particulares do dia-a-dia.

- Aprender a ter paciência e a “perder tempo” com os problemas com que se deparam não se precipitando para a primeiras conclusões.

- Compreender a importância de ouvir os outros, compreender e ser compreendido.

Tomás Magalhães Carneiro – Investigador IF, Universidade do Porto

PROJECTOS DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS E JOVENS

Projecto Filósofos a Brincar (4-10 anos)

- Colégio do Sardão (1º ciclo) – Problemas com o Universo

- Colégio do Sardão (1º ciclo) – Problemas com o Tempo

- Associação de Solidariedade Social “De Mãos Dadas” – Filosofia com Pais e Filhos

- Jardim de Infância “O Barquinho” – O Bem e o Mal

- Jardim de Infância “O Barquinho” – Bonito e Feio

- Escola Infantil “A Flor” – “Que pergunta farias a um novo amigo?”

- Jardim de Infância “Chapéu de Palha” (4-5 anos) - O rio de Heraclito

- Jardim de Infância “O Barquinho” (4-5 anos) - A Cadeira

- Colégio do Sardão. 4º ano (9-10 anos) – As crianças sabem fazer filosofia? , Sessão de Perguntas Filosóficas

- 1º Serão Filosófico com Crianças e Pais Colégio do Sardão – Somos a mesma pessoa a vida toda?

- 2º Serão Filosófico com Crianças e Pais no Colégio do Sardão – Perguntas Filosóficas

- 3º Serão Filosófico com Crianças e Pais no Colégio do Sardão – O que é a beleza?

- Escola Infantil A Flor – Perguntas com porquês

- Escola Infantil A Flor (4-5 anos) – Somos todos iguais ou todos diferentes?

- Escola Infantil A Flor (4-5 anos) – O balão tem um rabo?

- Jardim de Infância Chapéu de Palha (4-5 anos) – Perguntas com “porquês”

- Jardim de Infância Chapéu de Palha (4-5 anos) – As crianças podem ser professores?

- Jardim de Infância Chapéu de Palha (4-5 anos) – Jogo das decidições – Quem decide?

Projecto Jovens Filósofos (10-14 anos)

- Universidade Júnior 2011 – O que havia antes do Universo? (Parte I, Parte II)  

- Universidade Júnior 2011 – Para fazer filosofia temos de estar mortos (Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV)

- Universidade Júnior 2011 – Não perguntes, pensa!

- Universidade Júnior 2011 - O que existiu antes do Universo? 

- Universidade Júnior 2010 -  A vida é infinita? (Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV, Parte V)

- Universidade Júnior 2010 (vídeo) - Pode uma teoria falsa ser boa?

- Universidade Júnior 2010 – Podemos viver sem regras?

- Universidade Júnior 2010 – Os homens são máquinas?

- Universidade Júnior 2010 - “Existe matéria no Universo?” Bernardismo vs. Baptistismo?

- Universidade Júnior 2010 – Eu chamo-me Jorge Silva

- Universidade Júnior 2010 - O que é o óbvio?

- Universidade Júnior 2010 - Quanto tempo temos para fazer filosofia?

- Universidade Júnior 2010 - A morte é uma certeza?

- Universidade Júnior 2010 - A minha camisola é verde?

- Universidade Júnior 2010 - Eu existo?

- Universidade Júnior 2010 - Os animais riem-se?

- Universidade Júnior 2010 - A terra é esférica?

- Universidade Júnior 2010 - Pensar fora do quadrado

- Academia Studiodus – Oficina de Filosofia nas Férias da Páscoa

- Academia Studiosus  - O caracol independente.

- Academia Studiosus - O que é a indepedência?

- Universidade Júnior 2009 - Somos livres?

- Universidade Júnior 2009 – O que é influenciar?

- Universidade Júnior 2009 - A preguiça só tem aspectos negativos?

- Universidade Júnior 2009 – Aprender a fazer perguntas

- Universidade Júnior 2009 - A inconsciência de um louco torna-o livre?

- Universidade Júnior 2009 - Existem unicórnios?

- Universidade Júnior 2009 - A minha mãe diz-me que não posso ser filósofa.