segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

IV SENAFE - Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências




 Interatividade, Singularidade e Mundo Comum
 data: 21 a 23/05/2012
 O IV SENAFE - Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências terá como tema “Interatividade, Singularidade e Mundo Comum”. O seminário vai reunir 22 pesquisadores de diversas universidades brasileiras e também de instituições da Espanha, Chile e Argentina. Eles vão participar de duas mesas de conferência e mais quatro mesas temáticas, em uma promoção conjunta dos programas de pós-graduação em Educação e Filosofia da UFSM.

 A interatividade é um termo mediador surgido no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação para compreender e problematizar, por exemplo, a influência destas tecnologias na mudança das noções de singularidade e mundo comum. Podemos perceber o seu alcance, desde a transformação do mundo numa imensa aldeia global, como profetizava McLuhan, e suas conseqüências na aproximação entre povos e culturas, na mudança entre as noções de público e privado, como a invasão da privacidade e o enfraquecimento da esfera pública, até o impacto do universo das tecnologias virtuais na arte, na estética e na atuação da EaD. 
 Cabe questionar o efeito da interatividade para as reivindicações da singularidade e mundo comum, ou seja, para uma visão voltada ao cotidiano, ao particular e ao local, legitimada nas Ciências Humanas atualmente, e de uma razão interessada em cultivar um mundo comum, isto é, de uma visão afeita às tradições, que defende uma perspectiva ampliada de homem/mulher e, portanto, ainda preocupada com as possibilidades de desvelar um horizonte comum de tratamento dos problemas humanos. 
 Em tempos de comunicação interativa, como pensar a relação entre Filosofia e Educação, mais especificamente as relações da singularidade e mundo comum? De que modo isso repercute nas diversas instâncias pedagógicas, como a relação teoria e prática na formação? A educação responde aos desafios da criação coletiva proporcionada pelo espaço virtual? As tecnologias estão liberando ou aprisionando a criatividade do indivíduo e a busca do saber em sala de aula? Como ensinar Filosofia em tempos de interatividade constante? Se as noções de emissor e receptor se modificam no contexto das novas tecnologias, é possível estabelecer relações entre professor, aluno e conhecimento nesta perspectiva? 
 Estas serão algumas questões debatidas no IV SENAFE, visando dar continuidade às discussões que tratam de questões pedagógicas do ponto de vista filosófico. 
 Mais informações no site: http://w3.ufsm.br/senafe/index.html
 organização: Amarildo Luiz Trevisan – PPGE/CE – UFSM/RS
 Elisete Medianeira Tomazetti – PPGE/CE – UFSM/RS
 Noeli Dutra Rossatto – PPG Filosofia/CCSH - UFSM
 Liliana Soares Ferreira - PPGE/CE – UFSM
 Valeska Fortes de Oliveira - PPGE/CE – UFSM
 participantes: professores e alunos de escola básica, graduação e pós-graduação
 apoio: FAPERGS, CAPES, CNPq e UFSM
 instituição: PPG Educação e PPG Filosofia - UFSM
 inscrições: 27/02/2012 – 21/05/2012
 submissões: 27/02/2012 - 30/03/2012 
 normas: Submissão de trabalhos:
 1. O envio de trabalhos completos deverá ser feito exclusivamente pelo site do evento, seguindo todas as suas etapas. Esta submissão só poderá ser efetivada após a inscrição e pagamento da taxa correspondente.
 2. O tempo estimado para compensação bancária e registro dos pagamentos dos boletos de inscrição do evento é de 4 dias úteis, portanto, os autores de trabalho precisam prever este tempo e pagar antecipadamente para terem a inscrição liberada para o envio dos trabalhos.
 3. Cada participante no evento poderá submeter até dois trabalhos, mas somente um na condição de apresentador (primeiro nome no texto). Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 autores e todos eles deverão estar inscritos no evento.
 4. Os textos serão avaliados anomimamente, ficando sob responsabilidade da Comissão Organizadora a retirada dos nomes dos autores do texto. Qualquer referência implícita ou explícita da autoria no corpo do texto ou notas de rodapé não será permitida.
 5. A divulgação dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica será em 02/05/2012 no site do evento.
 6. Os textos aprovados serão publicados nos anais do evento (CD-Rom).
 O texto deverá ser formatado com as seguintes orientações:
 a) Resumo de, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 linhas, acompanhado de um texto de no máximo 12 páginas, em arquivo Word for Windows (extensão .doc, versão 97 ou superior), fonte Times New Roman (tamanho 12), espaçamento 1,5, alinhamento justificado.
 b) Título: negrito, com alinhamento centralizado e em letras maiúsculas.
 C) Abaixo do título, à direita, breve indicação do autor (instituição de trabalho e/ou instituição de formação).
 d) Citações (no corpo do texto ou em bloco) devem ser seguidas referência (cf. ABNT).
 e) Referências bibliográficas finais devem seguir as normas da ABNT.
 f) A correção ortográfica e gramatical ficará a critério de cada autor de texto.
 g) O tempo destinado para apresentação será de 20 minutos para cada trabalho.
 Eixos Temáticos:
 Eixo temático 1: Filosofia, Educação e Interatividade
 Eixo temático 2: Racionalidade, Singularidade e Prática Pedagógica
 Eixo temático 3: Linguagem, Experiência e Mundo Comum
 Eixo temático 4: Subjetividade, Estética e Formação
 Eixo temático 5: Cultura, Ética e Política
 local: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
 Av. Roraima, nº 1000 - Bairro Camobi - Santa Maria - RS.