sábado, 31 de dezembro de 2011

XV Encontro da ANPOF

O XV Encontro da Anpof irá ser realizado em Curitiba, 
entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012. 



A temperatura costuma ser amena nesta época, mas é bom prevenir-se com roupas para frio.

Haverá duas sessões plenárias, uma de abertura, dia 22, outra de encerramento, dia 26. Nas noites de 23, 24 e 25 de outubro, os participantes poderão optar dentre as alternativas promovidas pelo Encontro em cooperação com aparelhos culturais: ciclos de conferências e sessões de cinema e filosofia, além de outras atividades deste tipo, tornarão a região central de Curitiba uma ocasião de debates, encontros e lazer.

Uma novidade serão as atividades ligadas à Filosofia na escola, como minicursos, conferências e debates sobre os desafios atuais que cercam esta empreitada. Docentes do ensino médio participarão de nosso Encontro, convivendo por cinco dias com estudantes e professores universitários, o que possibilitará um passo importante na aproximação entre estes dois universos.

Outra novidade, para aqueles que submeterem trabalho, reside na possibilidade de disponibilizar os textos das comunicações para que figurem na página da Anpof antes da realização do Encontro. A medida certamente promoverá a qualificação dos debates. Para aqueles que desejarem, a Anpof pensa em realizar um livro eletrônico após o término do Encontro, tendo por base esse material. Haverá um prazo para acertos finais nos textos.

O epicentro do Encontro será a Praça Santos Andrade, no centro da cidade. Ladeada por bons hotéis e diante do Teatro Guaíra, a Praça Santos Andrade é ao lado do Centro Politécnico da Pontifícia Universidade Católica/PR, da Capela Santa Maria (realização de concertos está prevista para a semana do Encontro) e a duas quadras da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.  Próximo a Praça, o Passeio Público possibilita caminhadas (circuito de 1.300 metros) e devaneios, para aqueles que quiserem se esticar um pouco. Há diversos cafés e bares na região. O Colégio Estadual do Paraná, que abrigará algumas das atividades programadas, encontra-se do outro lado do Passeio Público.

Também integrarão as atividades do XV Encontro o Goethe Institut e o Paço da Liberdade, oferecendo ciclos de filosofia. Ambos também estão localizados no centro da cidade.

O acesso aos hotéis próximos à Praça Santos Andrade que abrigarão os participantes é muito simples, quer para aqueles que chegarem de avião, quer para aqueles que vierem de ônibus. Do aeroporto, há um serviço de mini-ônibus, a 8,00 reais, com saídas regulares entre 4:32 e 24:30 horas (cf. http://www.aeroportoexecutivo.com.br/). Basta descer no ponto "Teatro Guaíra", na Praça Santos Andrade, e dirigir-se ao hotel reservado.

Há também o  ônibus Ligeirinho, a 2,50 reais a passagem, que faz o trajeto aeroporto-centro em aproximadamente 45 minutos. Basta então descer no Ponto "Círculo Militar". (Ver para transporte público em Curitiba também http://www.parquesepracasdecuritiba.com.br/).

Já a Rodoviária fica a aproximadamente um quilômetro da Praça Santos Andrade e da Reitoria, com acesso de ônibus ou táxi.

Os valores de inscrição dos estudantes serão de 180, 220, 260 ou
310 reais, e os dos professores e demais interessados de 310, 420, 520 ou 630 reais,
conforme a época do pagamento.

Acesse: http://www.anpof.org.br/encontros/15/