segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Dia da Lógica Modal (Evento organizado pelo LoLITA - Group for Logic, Language, Information, Theory, and Applications - da UFRN)

Data: 13Dez2012, 3a-feira
Sala de reuniões do DIMAp / UFRN



Programa:

13h-13h30
BREVÍSSIMA INTRODUÇÃO À LÓGICA MODAL
-- João Marcos

13h30-14h45
LÓGICA TEMPORAL
-- Haniel Barbosa
Resumo:
Será feita uma introdução à Lógica Temporal, uma extensão da Lógica Modal que possibilita a representação de conceitos como "passado", "futuro", "antes", "depois", etc.  Serão apresentados diferentes sistemas que lidam com as várias formas como podemos pensar o tempo, mostrando suas definições, semântica e resultados importantes. Aplicações em diferentes áreas também serão exibidas, desde Linguística à Ciência da Computação.

14h45-16h
LÓGICA EPISTÊMICA
-- Sanderson Molick
Resumo: Embora o nascimento da lógica epistêmica seja creditado a Jakko Hintikka, as discussões sobre a natureza da crença e do conhecimento já remontam ao filósofo grego Platão.  Os trabalhos de Hintikka são conhecidos por abandonarem a interpretação alética da lógica modal em função de uma interpretação que objetiva modelar as modalidades de conhecimento e crença.  Esta comunicação objetiva apresentar os principais sistemas de lógica epistêmica, bem como algumas discussões e aplicações em outras áreas do conhecimento.

16h-16h15
BREAK (hopefully with coffee)

16h15-17h30
LÓGICAS MULTIMODAIS
-- Adriano Dodó
Resumo: Que relação existe entre lógicas temporais e lógicas epistêmicas? Ambas são casos especiais de lógicas multimodais.  Tais lógicas são originadas quando diferentes modalidades são combinadas.  Como combinar modalidades?  Qual a estrutura e a semânticas das fórmulas nessas lógicas?  Há diversas aplicações para Lógicas Multimodais --- em Ciências da Computação, por exemplo, elas podem ser usadas para descrever o comportamento de programas de computadores.

17h30-18h45
LÓGICA MODAL QUANTIFICACIONAL
-- Carolina Blasio
Resumo:
Esta comunicação tem como objetivo apresentar a Lógica Modal Quantificacional.  Esta lógica de maior poder expressivo possui a mesma linguagem da Lógica Quantificacional de Primeira Ordem acrescida dos operadores modais.  Apesar de pequeno, este acréscimo na linguagem gera consequências drásticas na semântica, como a existência de princípios mistos que exibem interrelações entre operadores modais e quantificadores, ou seja, princípios que não são apenas generalizações da Lógica Modal Proposicional ou da Lógica Quantificacional Clássica.