quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Simpósio Douta Ignorância 2011: "Que filosofia na escola?"

27, 28 e 29 de novembro de 2011


O Simpósio Douta Ignorância 2011 – Que filosofia na escola? acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2011, na cidadade de Brasília, para reunir professores e estudantes que pensam e experimentam cotidianamente nas escolas a filosofia e suas (im)possibilidades. O tema proposto vincula-se diretamente a uma realidade problematizada pela nova seção presente na página eletrônica da ANPOF e intitulada Filosofia na Escola, na qual se lê: “O estreitamento das relações entre a comunidade de pós-graduação e os professores do ensino médio constitui, por isso, a oportunidade de trocar ideias, enfrentar novos desafios e tirar lições de uma experiência alargada, cuja diversidade não apenas admite, como requer o debate.”

A partir dessa perspectiva de pensar o acontecimento da filosofia na escola, este evento busca constituir-se em espaço de debate, reflexão e experimentação sobre os fatos e temas trazidos à tona por esse acontecimento, de modo a promover efetiva interação entre a universidade e a escola, os professores e os estudantes, os saberes e as práticas. Esse encontro se configura a partir de certas vias alternativas ao conjunto de referências até aqui constituído nos cenários acadêmicos e institucionalizados nos sistemas educacionais brasileiros. 

Este simpósio é parte do trabalho para consolidar e dar visibilidade às atividades de reflexão acerca do ensino de filosofia vinculada à história da filosofia, que se intensificaram na UnB este ano com o início do Ciclo Douta Ignorância, que tem promovido palestras e cursos com professores de diversas orientações acadêmicas e distintas perspectivas acerca de pesquisa, ensino e extensão, tendo em comum a responsabilidade e o compromisso com o trabalho docente, realizado principalmente a partir da filosofia nas salas de aulas. 

Nosso evento visa facilitar o intercâmbio acadêmico e estreitar a colaboração entre pesquisadores das universidades e das escolas brasileiras, que se ocupam cotidianamente com a filosofia nas salas de aulas – ou, mais amplamente, com a relação entre a filosofia, seus saberes e suas práticas. Além da importância da presença e participação de professores do ensino médio, haverá espaços para a participação e apresentações de ensaios e projetos de estudantes do nível médio.

A organização e realização deste simpósio, composto por um minicurso, quatro mesas de discussões temáticas, duas sessões de painéis e comunicações, entre outras atividades que reunirão universidades e escolas, vincula-se aos projetos do Núcleo POLEES – Política, Ética, Estética e Subjetividades, com o apoio da Coordenação de Licenciatura do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília.


organização: Núcleo POLEES - Política, Ética, Estética e Subjetividades
participantes: Profa. Dra. Adriana Delbó - UFG
Prof. Dr. Alex Calheiros – UnB
Prof. Antonio Kubitschek - SEEGDF
Prof. Dr. Erick Lima - UnB
Prof. Ernando C Gonçalves - SEEGDF
Prof. Julio Cesar R. Campos - SEESP
Profa. Maisa M S Pardo - UFPB
Profa. Marta Victoria - EAUSP
Prof. Dr. Maximiliano López – UFF
Profa. Dra. Priscila Rossinetti – UnB
Profa. Ms. Renata Aspis - Unicamp
Prof. Dr. Renato Noguera – UFRRJ
Prof. Dr. Rodrigo Gelamo Pelloso – Unesp
Prof. Dr. Rogério Basali – UnB

apoio: Coordenação de Licenciatura do Departamento de Filosofia
instituição: Universidade de Brasilia
inscrições: de 10 de outubro a 27 de novembro
submissões: até dia 31 de outubro

normas: Os professores e universitários interessados em apresentar trabalhos no Simpósio Douta Ignorânicia 2011 – Que filosofia na escola?, podem optar entre painel ou comunicação e devem, em ambas as modalidades, enviar um resumo de 300 a 500 palavras, contendo título, autor(es) (com indicação da titulação), vinculação acadêmica ou vinculação profissional do(s) proponente(s) e endereço(s) eletrônico(s), até o dia 31 de outubro de 2011, para o seguinte endereço eletrônico: doutaignorancia2011@gmail.com

O tempo previsto para as comunicações é de 15 minutos, seguidos de 10 minutos de debate. O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado no dia 10 de novembro de 2011 na página do evento.

Estudantes de nível médio poderão submeter propostas de apresentações de ensaios ou de projetos escolares, conforme as orientações a seguir:

1-Ensaios: devem contar com título, nome e sobrenome do estudante e do professor orientador, instituição escolar e série à que pertence e correio eletrônico. Detalhar: introdução, desenvolvimento e conclusão; fontes bibliográficas e sítios eletrônicos utilizados.

2-Projetos escolares: devem contar com título, nome e sobrenome do estudante e do professor orientador, instituição escolar e série à que pertence e correio eletrônico. Detalhar: tipo de produção e projeto ou atividade institucional dentro da qual se desenvolveu e reflexão.

A inscrição para participação no evento como ouvinte, com direito a certificado com carga horária de 30h, pode ser feita até o dia 27 de novembro de 2011, na secretaria do evento.

local: Departamento de Filosofia da Universidade de Brasilia - Campus Darcy Ribeiro, Brasilia - DF

contato: rogeriobasali@unb.br; doutaignorancia2011@gmail.com

Nenhum comentário:

Pesquise artigos filosóficos na internet

Loading