quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SEMINÁRIO QUESTÕES DE ESTÉTICA

Instituto de Filosofia da Linguagem | FCSH – Universidade Nova de Lisboa


Convidamos todos os interessados a apresentarem os seus trabalhos no “Seminário Questões de Estética” 2011/ 2012. O Seminário é em regime aberto e todos podem participar fazendo uma apresentação e/ ou participando na discussão. Dá-se preferência a uma apresentação conjunta do proponente com um convidado da sua escolha que reconheça ter afinidade com o tema proposto. Excepcionalmente serão aceites propostas de apresentações individuais caso a qualidade da proposta assim o justifique. Quer-se com isto fomentar apresentações originais valorizadas sobretudo a partir da discussão crítica partilhada.


Estamos abertos a receber comunicações referentes a diferentes perspectivas filosóficas: Filosofia da Arte, estudos da percepção ou do corpo ou trabalhos que tenham como ponto de partida as Artes. Pressupõe-se, portanto, uma visão alargada do que pode ser a Estética: o corpo e a experiência estética do mundo (espaço, tempo, luz, matéria, sinestesia), crítica e criação, ontologia da arte e dos objectos artísticos, estética e outras áreas do conhecimento.


As propostas de apresentação para uma sessão devem incluir um sumário de no máximo 300 palavras e, numa folha separada, uma biografia breve (nome, área de investigação/ curso e afiliação – se alguma) e são aceites ao longo do ano lectivo, entre Agosto 2011 e Julho 2012, sendo seleccionadas um máximo de 11, até as datas disponíveis estarem esgotadas. O email para onde enviar é questoesdeestetica@gmail.com .

O “Seminário Questões de Estética” irá decorrer durante todo o ano lectivo 2011/ 2012, mensalmente, entre Outubro 2011 e Julho 2012, nas segundas 5as feiras de cada mês, entre as 17h-20h no Instituto de Filosofia da Linguagem.

ORGANIZAÇÃO DAS SESSÕES
A apresentação deve ter no máximo entre 20-40 minutos quer a proposta seja para uma apresentação a dois (situação privilegiada) ou individual. Caso seja a dois esta pode tomar a forma de um diálogo, de uma apresentação seguida à outra, ou qualquer outro formato que se pense ser mais adequado. Qualquer uma das duas pessoas pode ou não fazer investigação na área da Filosofia o que significa que se privilegia a riqueza do diálogo e da originalidade do tema e por isso é possível que um investigador possa convidar um médico, um agricultor, um artista ou qualquer pessoa com quem identifique uma afinidade que potencie o enriquecimento do tema que proponha. Feita a apresentação, segue-se uma discussão de cerca de 2.30h com todos os presentes sobre o tema.

As sessões terão um moderador que gere os tempos e a discussão e um interlocutor que tem acesso prévio à comunicação a ser apresentada e que tem por função lançar a discussão associando temas, autores etc. O ambiente é no entanto bastante informal como aconteceu o ano passado. Todas as sessões serão gravadas na sua totalidade e seguir-se-á publicação no site do Instituto de Filosofia da Linguagem, numa série publicada online dedicada ao “Seminário Questões de Estética”. O objectivo é que os resultados estejam facilmente acessíveis a todos em qualquer parte.

SELECÇÃO DAS APRESENTAÇÕES
A selecção é feita com base na proposta de 300 palavras onde o autor deve ter a preocupação de delimitar um tema, esclarecendo a articulação interna da sua tese/ argumento a qual será posta à prova na sessão do seminário. Caso a proposta seja a de dois autores, o texto do sumário deve ser único, visto existir unidade no tema de apresentação. Sendo aceite a proposta é pedido ao proponente: 1) marcação de uma data conveniente ao(s) autor(es) para realização da sessão; 2) um abstract em Português e Inglês/ Francês de no máximo 300 palavras; 3) uma biografia curta; 4) um texto com a apresentação da tese de 3-10 páginas, segundo regras de edição a enunciar com vista a uniformizar a publicação.

A apreciação das propostas será feita pelos organizadores:

Diana Soeiro: Doutoranda de Filosofia no Instituto de Filosofia da Linguagem (IFL)/ Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Áreas de investigação: Teoria da Cor, Espaço, Arquitectura, Goethe, Wittgenstein, Husserl, Deleuze.

Maria João Mayer Branco: Doutoramento em Filosofia na UNL/FCSH (“Arte e filosofia no pensamento de Nietzsche”). Áreas de investigação: Estética, Filosofia Contemporânea, Expressão/Representação, Música e Imagem. Membro do IFL.

Nélio Conceição: Doutorando em Filosofia, ramo de Estética, na UNL/FCSH. Membro do Instituto de Filosofia da Linguagem (IFL). Áreas de investigação: Filosofia da Fotografia, Imagem, Literatura, Filosofia Contemporânea, Walter Benjamin, Merleau-Ponty, Gaston Bachelard, Wittgenstein.

Nuno Fonseca: Doutorando de Filosofia no Instituto de Filosofia da Linguagem (IFL)/ Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Áreas de investigação: Sistemas de Representação, Epistemologia e Ontologia Moderna (séc. XVII), Arnauld, Malebranche, Leibniz, Pascal, Problemas da Representação Pictórica. Presentations are accepted in Portuguese, English, French, Spanish and Italian. For full information and guidelines please contact us.

Mais informações:
www.ifl.pt
http://seminarioquestoesdeestetica.wordpress.com/