segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cinco aulas de história da matemática de interesse filosófico com o Prof. Dr. Jesper Lützen

15 andar do prédio do CFCH na UFPE


As aulas serão ministradas pelo Prof. Dr. Jesper Lützen da University of Copenhagen, atualmente Professor Visitante da UFPE. O Prof. Dr. Jesper Lützen da University of Copenhagen, especialista em História da Matemática, foi contratado como Professor Visitante durante os meses de maio, junho e julho para desenvolver uma série de atividades ligadas aos programas de Mestrado e Doutorado em Filosofia do Departamento de Filosofia e ao Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica do Edumatec. As atividades incluem orientação de estudantes, participação em bancas e desenvolvimento conjunto de pesquisas com os membros do Grupo de Pesquisa: Lógica, Linguagem e Epistemologia, liderado pelo Prof. Dr. Fernando Raul Neto do Departamento de Filosofia e participação em eventos nacionais ligados á História da Matemática. Dois eventos estão abertos ao público, em particular a todos os estudantes e professores da Ufpe.

  1. Curso de História Geral da Matemática ministrado no Centro de Educação todas quintas feiras das 18:30 às 21:30, dirigido particularmente aos professores de matemática.

  2. Um ciclo de palestras, proferidas todas elas no Auditório do 15º andar do CFCH das 10:00 h às 12:00 h sob o título geral “Cinco Aulas de História da Matemática de Interesse Filosófico”:
    I. 3a Feira, 31 de maio - O papel variável da impossibilidade em matemática
    II. 4a Feira, 01 de junho - Existência em matemática
    III. 3a Feira, 07 de junho - Geometria não-euclideana: Os diferentes enfoques da natureza da matemática e do espaço
    IV. 4a Feira, 08 de junho - A aplicabilidade da matemática: A relação entre matemática e física
    V. 2a Feira, 20 de junho - A mecânica de Heinrich Hertz: A interação entre física, matemática e filosofia

Informações sobre essas atividades podem ser obtidas pelo telefone: (81) 2126.8297