segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Segundo desafio da promoção Sherlock Holmes do Blog IF e da Coquetel

Prezados leitores do Blog Investigação Filosófica,   

É com grande prazer que anunciamos o segundo desafio da promoção conjunta do Blog IF e da Coquetel. A editora está lançando uma coleção de livros do Sherlock Holmes sobre dedução e raciocínio lógico e deseja premiar os nossos leitores mais astutos. Propomos uma série de três desafios mentais e este é o segundo.


Enigma 2

Este enigma faz parte de A arte de dedução de Sherlock Holmes 2 e quem primeiro o resolver e enviar sua resposta para ifilosofica@gmail.com será contemplado com esse livro no conforto de sua casa.


"Voltemos mais uma vez aos meus amigos hipotéticos Alfie e Bill. Imagine que você esteja com os dois no gabinete de um carcereiro curioso."

"Estou na prisão com um par de peixeiros", observei.

"Todos vocês são inocentes, é claro", Holmes respondeu. "Vítimas de uma triste confusão da justiça, não tema."

"Minha consciência está tranquila."

"Ótimo. O carcereiro mostra a vocês cinco sinais coloridos, sendo dois pretos e três brancos. Depois, ele faz com que vocês se virem em ordem e fixa um sinal nas costas de cada um dos seus uniformes de prisioneiros. O carcereiro informa a vocês que o primeiro a identificar a cor do seu sinal será solto; mas, se identificarem a cor errada ou fizerem alguma combinação entre vocês, sua sentença será estendida. Então ele permite que vocês se virem e olhem a cor dos outros. Você vê que tanto Alfie quanto Bill têm sinais brancos. Os outros dois olham para você e um para o outro. Qual a cor do seu sinal?"

Envie sua resposta para ifilosofica@gmail.com.

Outras publicações da Coquetel: http://coquetel.uol.com.br/