quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação (ENPEFFE)



A comissão organizadora do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação (ENPEFFE), vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Ouro Preto tem a honra de convidá-lo para participar como ouvinte e/ou comunicador da Segunda Edição do Encontro, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de Abril de 2013.

Informações sobre as inscrições:

Curta a página no facebook:


Observa-se com frequência nos departamentos de Filosofia do Brasil certo ceticismo dos graduandos em Filosofia quanto à importância da carreira de professor de Filosofia no Ensino Médio, mesmo sabendo de sua recente obrigatoriedade e da grande demanda de profissionais qualificados para o exercício desta função no país. Parece faltar uma cultura acadêmica que forme um profissional apto e disposto a ensinar tal disciplina neste nível de ensino. Com a Reforma Universitária, as Licenciaturas e os cursos, de maneira geral, viram-se obrigados a rever suas demandas e ampliar perspectivas, inserindo entre elas a do Ensino nas Escolas.

O Programa de Estímulo a Docência do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto – PED-Filosofia – foi a nossa primeira resposta à demanda de qualificação dos profissionais em Filosofia. A análise de programas de Filosofia e a avaliação dos métodos de ensino e dos materiais didáticos para esta disciplina foram as primeiras atividades desenvolvidas pelo Programa.

Percebemos durante as reuniões do PED – Filosofia a necessidade de ampliar os debates e discussões sobre os temas relacionados acima. Desse estímulo surgiu a idéia de se fazer um encontro que contemple as propostas anteriores – O Encontro Nacional de Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação / ENPEFFE 2013.