segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Encontro Ibero-americano sobre Desenvolvimento Sustentável

17 a 20 de Outubro / Auditório da Fundação Getulio Vargas
Avenida 9 de Julho, 2029, Bela Vista - São Paulo

Na Fundação Conama, nós somos aqueles que acreditam que a crise deve ser encarada como uma oportunidade. São necessárias novas soluções e novas abordagens. Ao mesmo tempo, acreditamos que a transformação de nossa sociedade rumo a um modelo mais sustentável já está em andamento e que não haverá volta. A celebração da última edição do EIMA no Brasil, bem como a sua participação no Fórum Hispânico do Brasil nos levou a pensar sobre a necessidade de ultrapassar a experiência e o conhecimento relacionados a energia, água e colaboração, bem como a clara preocupação e conscientização sobre questões ambientais, não só do governo brasileiro, mas também dos cidadãos e empresas para outros países da América Latina. 




Por isso, a Fundação Conama entende que a melhor oportunidade para apresentar esta questão é na oitava edição do EIMA. Neste encontro teremos a oportunidade de envolver representantes de diferentes países latino-americanos, que vêem o Brasil e a Espanha como uma oportunidade para combater as alterações climáticas e proteger a biodiversidade, através de colaboração, de novas parcerias e projetos inovadores focados em sustentabilidade. Como parte essencial do evento, foi realizada uma série de reuniões no Brasil, para a apresentação do EIMA8. Entre os encontros que foram realizados, podemos citar com o Ministro das Minas e Energia, o Sr. Edison Lobão, Secretário de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades; o Sr. Leodegar Tiscoski, Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas do Brasil; o Sr. Vicente Andreu, Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres; o Sr. Bernardo Figueiredo, Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo; o Sr. Eduardo Jorge, Consultor de Cooperação Internacional do Ministério do Meio Ambiente; o Sr. Júlio César Baena entre outros. O EIMA8 foi estabelecido como um fórum regional para gerar discussões entre profissionais e todos os envolvidos com o desenvolvimento sustentável, promover o intercâmbio de informações, experiências e conhecimentos visando o avanço de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. 

Os objetivos específicos são: Consolidar um espaço de diálogo permanente e debate sobre desenvolvimento sustentável Ibero-americano aberto a todos os interessados incentivando a comunicação entre eles; Criar uma rede de especialistas e líderes em sustentabilidade promovida pela sociedade civil através de instituições sociais; Propor temas, objetivos e prazos chave imprescindíveis para enfrentar os desafios da sustentabilidade, com mudanças nas estratégias de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo; Identificar instrumentos necessários para assumir esses objetivos e as melhores práticas a serem implementadas neste sentido; Promover e disseminar o conhecimento e facilitar o diálogo direto entre as partes interessadas e o intercâmbio de experiências bem-sucedidas; Promover a cooperação direta e as relações entre governos, empresas e organizações sociais, por meio de trabalhos prévios e posteriores, e criação de espaços adequados para os dias do evento; Favorecer a consolidação de intercâmbios, convênios e parcerias para implementar novos projetos colaborativos.

O evento é dirigido a um público específico: especialistas em assuntos relacionados ao encontro, representantes das instituições, órgãos locais, dirigentes de empresas, líderes de organizações da sociedade civil, professores, pesquisadores e jornalistas. Além disso, haverá um número limitado de vagas para estudantes do último ano que estão fazendo um trabalho sobre o desenvolvimento sustentável local. A Delegação Espanhola será composta de um grupo de 50 pessoas, incluindo representantes de empresas, governo e especialistas de diferentes disciplinas, com alta representação institucional. Entre os países convidados ao EIMA8 estão: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, El Salvador, Equador, Honduras, Peru, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela.